No último dia 19 de agosto de 2013, foi veiculada em blogs da cidade e repercutida na rede social Facebook uma matéria relacionada ao lixo hospitalar encontrado na rua localizada nos fundos do Hospital Municipal.
A Direção do Hospital, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, ao tomar conhecimento do episódio, imediatamente começou apurar os fatos. O objetivo era não só prestar esclarecimentos à população, mas tomar as providências necessárias, para que fatos como esses não voltem a se repetir.
Acreditamos que no domingo à noite, alguém tenha pulado o muro do hospital e por ser de fácil acesso, tenha retirado uma caixa que continha o material perfuro cortante no local onde é depositado o lixo hospitalar e o tenha lançado em direção à rua. Tal ação, para muito além de um simples ato isolado de vandalismo, colocou em risco a saúde da população. Assim que a Direção do Hospital tomou conhecimento do fato, providenciou o recolhimento imediato do referido material.Portanto, esclarecemos à população de Barra do Choça que o descarte de todo o lixo hospitalar sempre foi feito da maneira correta, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária.
Diante dos acontecimentos, estamos tomando todas as medidas necessárias, tais como: intensificar a coleta de lixo por um período maior na semana e reforçar a segurança na casa de lixo com uso de cadeado no portão, para que atos de vandalismo como esse, não voltem a ocorrer. FONTE: ASCOM/PMBC.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Direção do Hospital Municipal, através desta Nota, agradecem a todas as pessoas e blogs que compartilharam essa informação. Isso demonstra, não só uma preocupação com a saúde do cidadão, mas, sobretudo, o respeito e ao mesmo tempo a contribuição para com uma Administração de Gente que Trabalha.No entanto cremos que, tal qual uma das mais nobres regras do bom jornalismo, seria de extrema importância a apuração total dos fatos, inclusive com a coleta de informações e esclarecimentos junto à Direção do Hospital ou por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diretamente ligadas ao fato.
Honestidade e ética devem fazer parte do exercício de toda e qualquer profissão, em particular dos meios utilizados para a divulgação de informações.