Blog do Jorge Amorim

SUDOESTE: Operação “Grandis” desmonta quadrilha de exploração ilegal de carvão vegetal em Cândido Sales

HJHHJ

A Polícia Federal de Vitória da Conquista deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Grandis na região do Município de Candido Sales/BA. O objetivo é reprimir o comércio ilegal de carvão vegetal extraído de reserva de proteção ambiental (Mata Atlântica), localizada na região.

Estão sendo cumpridos pela Justiça Federal oito mandados de busca e apreensão e condução coercitiva, todos a serem no município de Candido Sales/BA, tendo como alvo grupo criminoso especializado em falsificar notas fiscais e Documentos de Origem Vegetal (DOF).

5 EUCALIPRTO2

De acordo com as informações da Delegacia da PF em Conquista, o grupo criminoso utilizava documentos forjados para autorizar o transporte desta espécie de carvão ou ocultava o carvão nos caminhões, ludibriando a fiscalização ambiental e possibilitando o envio do produto de forma dissimulada, para outros estados, inclusive com a participação de servidor público.

Com informações da Polícia Federal / Müller Nunes – TV ARATU

O nome “Grandis” tem origem no nome científico do Eucalypto Grandis, espécie de eucalipto utilizado para fabricação de carvão.

A madeira que dava origem ao carvão vegetal nativo era extraída clandestinamente com a exploração da população local que desmatava grandes áreas de Mata Atlântica recebendo pouco pelo serviço e nenhuma espécie de proteção trabalhistaA operação contou também com o apoio do IBAMA e da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal.

U


Curta e Compartilhe.


Leia Também