O prefeito Oberdan Rocha, mais uma vez, de forma de infática cobra do Governo do Estado melhorias para a questão da água no Município. O prefeito de Barra do Choça, foi um dos 24 prefeitos a participarem da 7ª Reunião Itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca. O evento é uma iniciativa do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, sob o comando do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa.
O prefeito de Barra do Choça e presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste – AMIRS, Oberdan Rocha, após elogiar a iniciativa do Governo em estar promovendo as reuniões itinerantes, voltou a cobrar do Estado maior atenção com o povo de Barra do Choça.
Segundo Oberdan, ” Barra do Choça, como município fornecedor de água, aqui na região Sudoeste, tem a consciência de que a prioridade da água é o abastecimento humano, no entanto, o prefeito apelou ao governo, para que a embasa não se preocupe somente com a captação de água, segundo o gestor, a Empresa já projeta a quarta barragem na Região do Catolé, para captação de água, porém durante todo este período, a EMBASA, não se investiu sequer um real, no plantio de árvores, nas nascentes ou nas matas ciliares, para que pudêssemos preservar a sustentabilidade do Sistema.
O prefeito disse ainda, que o município estar sendo penalizado duplamente pela seca, pois além de ter de conviver com a estiagem, agora a pedido da EMBASA, o INEMA, tem percorrido a zona rural do município coibindo e apreendendo até mesmo pequenas bombas d’água, até mesmo de pequenos produtores que usavam para abastecerem as suas casas.
O prefeito disse reconhecer a necessidade que os municípios vizinhos tem de abastecimento d’água, se solidarizou com o problema, porém, disse que o município, que a atividade da Embasa de extração da água para comercialização vem inviabilizando, o desenvolvimento econômico do município, segundo Oberdan, os produtores estão impedidos de terem as suas lavouras irrigadas, impossibilitando-os de fazerem maiores investimentos em empreendimentos na expansão da lavoura cafeeira, como também na produção dos hortifrutigranjeiros, isto tem trazido ao município, desemprego e diminuição na renda de seus munícipes, concluiu.
As colocações do Gestor foram convincentes, e contou com o apoio de muitos dos prefeitos e dos deputados ali presentes. O secretário Rui Costas, intermediará o diálogo entre o município e o presidente da EMBASA, senhor Abelardo Oliveira, na pauta, Concessão d’água, Qualidade da água, Esgotamento Sanitário e a situação dos produtores irrigantes de Barra do Choça.