por José Amorim Filho Foto: Rosenildo Barbosa
Com um misto de alegria e alívio, os alunos da nova escola do Bairro Primavera, extensão do Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC), inciaram o ano letivo nesta segunda-feira, 10 de abril. A escola, cujas obras ainda estão em andamento, foi cuidadosamente preparada pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da construtora responsável. Oito salas de aula, pátio coberto, cantina e núcleo administrativo foram concluídos para receber os alunos.
Segundo o secretário Ricardo Amorim não havia inicialmente a previsão de início das aulas na nova escola do Bairro Primavera. No entanto, ao final do período de matrículas deste ano, foi dado um alerta pela Direção do CEBC: o número de alunos matriculados era muito superior ao da capacidade da escola. Por isso, as turmas ficariam superlotadas, prejudicando a qualidade do ensino. “Tivemos que realizar, de forma emergencial, a conclusão das oito salas de aula da nova escola do Bairro Primavera, para podermos atender aos alunos, que são moradores principalmente dos Bairros Ouro Verde e Primavera”, disse. FONTE: www.semedbc.com
A Escola – a nova escola de Ensino Fundamental localizada no Bairro Primavera faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR). Através desse plano, a Prefeitura Municipal firmou Convênio com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para construção da escola, dentre outras ações.
A escola de Ensino Fundamental, em construção no Bairro Primavera, será uma das mais modernas do município de Barra do Choça. Será mais uma unidade na sede a atender aos alunos do 6º ao 9º anos (5ª à 8ª série). Quando estiver totalmente concluída, serão cerca de 1200 alunos atendidos nos três turnos.
O prédio escolar terá três laboratórios (01 de Informática, 01 de Línguas e 01 de Ciências), sala de professores, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, pátio coberto, área verde, quadra de esportes coberta, vestiário masculino e feminino e campo de areia.
A unidade contará ainda com estacionamento, auditório multiuso, sanitários masculinos e femininos, biblioteca, almoxarifado, sala multiuso e pátios de atividade para os alunos. A escolha do bairro Primavera, de acordo com o prefeito Oberdam Rocha, ocorreu como uma forma de “levar o desenvolvimento” àquela área da cidade.