Foi realizado desde segunda-feira, 15 de abril e encerrou ontem, 18 de abril, na Fazenda Cotefave em Barra do Choça, no sudoeste baiano, Curso de capacitação de agentes públicos municipais do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, da Controladoria Geral da União (CGU). Barra do Choça foi o município sorteado para sediar a capacitação, com ele participaram os municípios de Poções, Vitória da Conquista, Planalto, Itapetinga e Boa Nova.
O Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, desenvolvido pela Controladoria Geral da União, visa promover a capacitação de agentes públicos municipais a fim de suprir a carência de formação técnica, problema freqüente em grande parte dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Durante as fiscalizações por conta das ações de controle, equipes da CGU constataram que parcela das irregularidades na destinação de recursos públicos poderia ser prevenida com a qualificação da gestão local.
Ao longo dos quatro dias de programação do evento no município, houve palestras sobre controle interno, licitações e contratos administrativos, convênios e contratos de repasse, servidores públicos e regime previdenciário municipal. Nas oficinas, os servidores municipais debateram os programas federais (FUNDEB e Merenda Escolar) e a arrecadação municipal. A ação contou ainda com as participações de técnicos do Tribunal de Contas da Estado Baiano e do Conselheiro, Dr Luiz Eduardo Dourado.
Mário Sérgio, Controlador Interno de Barra do Choça “As informações da CGU e TCE, habilitam os agentes públicos a contribuir de forma mais eficiente à Gestão Municipal”
De acordo Mário Sérgio, Controlador Interno de Barra do Choça, as atividades proporcionaram o fortalecimento da gestão pública frente aos órgãos Federais e Estaduais. Para ele, as informações foram importantes pois foi dada oportunidades de ter acesso as novas informações da CGU, com isso, os agentes públicos, estarão habilitados para gerir melhor os recursos Federais e Estaduais, buscando atender de forma legal as necessidades, principalmente das pessoas mais carentes, através dos programas sociais., concluiu.