Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Assentamento Bebedouro, recebe visita do secretário Eduardo Salles.

Secretário Sales cumpre agenda visitando o Assentamento do Projeto produtivo do Bebedouro
Secretário Eduardo Sales cumpre agenda visitando o Assentamento do Projeto  do Assentamento Rural do Bebedouro

Em cumprimento de sua agenda no sudoeste da Bahia, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Sales, esteve na tarde da última quarta-feira, 10 de abril, fazendo uma visita aos novos proprietários da Fazenda do Bebedouro, propriedade localizada, a 6 km de Barra do Choça.

Juntamente com o secretário estavam, o Prefeito Oberdan Rocha, o presidente da COOPSUBA, Izaltiene Rodrigues; do ex-vereador Jorge Amorim. O objetivo da visita, segundo o secretário Eduardo, foi ver de perto como está o andamento do Projeto do Assentamento Rural do Bebedouro. Disse ainda, que a consolidação do assentamento é para ele motivo de alegria, e fará de tudo para que este projeto seja modelo no estado da Bahia e por que não dizer no Brasil. O secretário, apresentou algumas ações que serão viabilizadas naquele assentamento, enalteceu a paciência e a perseverança do povo, e concluiu, estou bastante emocionado em vir a este assentamento.

Reunidos, membros do assentamento apresenta as demandas ao secretário e ao prefeito Oberdan
Reunidos, membros do assentamento apresentan as demandas ao secretário e ao prefeito Oberdan

Já Oberdan, agradeceu a Deus e aos novos assentados, disse que a união de todos foi muito importante para que conseguíssemos realizar este sonho. Agradeceu especialmente a Adauto Queiroz e ao secretário Eduardo Sales e ao Estado, pelo projeto ter tornado corpo, viabilizar o processo e a concretização do sonho deste povo. Oberdan também, enumerou alguns benefícios que os proprietários terão via Governo do estado e da União.

O Secretário da Associação Zeca da Saúde, disse que o projeto é a realização d um sonho de muitos, agradeceu a visita do secretário e do prefeito, disse que o processo tá andando, porém, poderia andar mais. Segundo ele, agora com estas visitas, esperamos que as coisas aconteçam mais rapidamente, como por exemplo: a liberação dos lotes com a divisão, condições para trabalhar as áreas coletivas, enfim fazer tudo aquilo que propõe o projeto, afirmou.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO

O Estado negociou a compra de uma área de 400 hectares da Fazenda Bebedouro, no valor total de 1 milhão e 400 mil reais. Esta transação estava sendo negociada há mais de quatro anos. A área, vai favorecer 50 famílias do assentamento, que poderão ter uma fonte de renda estável. “Graças aos esforços da diretoria dessa associação, Agnelo e Adalto Queiroz, foi possível viabilizar, junto à Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e à Secretaria de Agricultura do Estado, a compra desta área para beneficiar 45 famílias de trabalhadores; e inseri-los no processo produtivo para que eles possam gerar emprego e renda para sua família.

A compra definitiva foi realizada por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Este programa tem o objetivo de promover a aquisição de terras através de parcerias com o Banco do Nordeste. Desse modo, os agricultores rurais, que não tinham um pedaço de terra para trabalhar, agora podem adquiri-lo.

Programa Nacional de Crédito Fundiário começou em 1998, com o nome de Cédula da Terra e beneficiou, primeiramente, o Litoral Norte da Bahia. Hoje atua no Brasil inteiro, agilizando o processo de assentamentos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também