Na última quarta-feira, 24 de abril, uma comitiva liderada pelo prefeito Oberdan Rocha, participou de uma reunião com o Presidente da empresa Baiana de Saneamento – EMBASA, Dr Abelardo Oliveira. A reunião foi um desdobramentos da 7ª Reunião Itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada em Vitória da Conquista e da mobilização dos moradores de Barra do Choça por uma água de melhor qualidade.
Integrava a Comissão, o Prefeito Oberdan Rocha, a Promotora, Drª Solange; o Deputado Mario Junior; o ex-vereador Jorge Amorim; o secretário de Agricultura, Eric Fabiano; os vereadores, Paulo de Jesus, Nil do Brejão, Francisco Amorim, Valdomiro e Juvenal Vieira.
O Prefeito Oberdan Rocha, foi enfático ao dirigir-se ao presidente da Embasa, e cobrar tratamento diferenciado ao município, segundo o gestor, a população de Barra do Choça, é um povo politizado e está cansado do tratamento dado a ela pela Embasa. Oberdan apresentou ao presidente, a sua indignação atribuída ao município pela Diretoria Regional da EMBASA.
Ele apresentou ainda as demandas do município, são elas: A ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Barra do Choça e do Distrito de Barra Nova; Implementação de ações efetivas de controle, preservação e recuperação de nas nascentes nos rios que abastecem as Barragens; Adoção de medidas que visem a melhoria da qualidade da água; Discussão da Minuta de Contrato da Concessão da água, Suporte financeiro na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e abastecimento d`água nas comunidades rurais, como Boa Vista, Mocambo, Rua da Banda, dentre outros.
A Promotora de Justiça Drª Solange Anatólio, relatou a sua participação na discussão no município, segundo ela os moradores e a Câmara Municipal solicitaram do MP, intervir na questão, a partir daí, em conjunto com outros segmentos levantamos esta bandeira, e estamos próximos de tomarmos uma adotarmos uma posição mais dura se a empresa, não rever algumas questão, afirmou.
Ao término da reunião, apesar da resistência do presidente, a comissão conseguir convencê-lo que o município deveria ter um outro tratamento. Haja visto que Barra do Choça é o responsável pelo abastecimento de quase meio milhão de pessoas, e as consequências quem sofre é ele. O ex-vereador e um dos responsáveis pela realização do encontro, Jorge Amorim, disse que saiu dali satisfeito, e agora é correr atrás dos documentos necessários para que os acordos ali firmados, possam sair de fato do papel.