Blog do Jorge Amorim

VITÓRIA DA CONQUISTA: Município começa a intensificar racionamento de água

Cerca de 70 cidades passam por economia de água devido à estiagem. Principal barragem de Conquista está com 67% da capacidade.
Cerca de 70 cidades passam por economia de água devido à estiagem.
Principal barragem de Conquista está com 67% da capacidade.

 

Cerca de 70 cidades da Bahia enfrentam racionamento de água devido ao período de seca que atinge o estado. Em Vítória da Conquista, no sudoeste baiano, o esquema de economia de água foi intensificado a partir desta segunda-feira , 18 de março. “Às vezes quando cai água, cai muito fraca e não dá para encher a caixa em cima”, diz a dona de casa Fabiana Carvalho. Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), eram esperados 700 milimetros de chuva entre os meses de novembro de 2012 e março deste ano, mas só choveu 290 milimetros.

A principal barragem de Vitória da Conquista está com 67% da sua capacidade. O número é 14% menor que o registrado no mesmo período de 2012. Álvaro Aguiar, gerente regional da Embasa, diz que a intensificação no racionamento logo no início do ano poderá trazer menos preocupações para os moradores no futuro. “Esse período agora é para recuperar o nível e deixar no final do ano bem melhor, para que no ano que vem a gente não tenha racionamento”, afirmou. Segundo a Embasa, Salvador não corre risco de racionamento de água porque a cidade dispõe de grandes reservatórios. No entanto, em vários pontos da cidade podem ser notados os efeitos do período de estiagem. No Farol da Barra, por exemplo, o gramado, que era verde, está seco. G1

Curta e Compartilhe.


Leia Também