FOTO: Jorge Amorim
A Empresa Baiana de Saneamento – EMBASA, informou no último dia 27 de fevereiro na Audiência Pública realizada em Barra do Choça, um Pacote de medidas para enfrentar a escassez de chuvas que ocorrem na região sudoeste, e principalmente a região de Barra do Choça, onde ficam as duas barragens que abastecem a cidade, Água Fria I e II. Dentre as medidas, aquela que atinge diretamente à população é o Retorno da Racionamento D’água, para esta segunda-feira, 18 de março.
Esta é a segunda vez em menos de um ano que a cidade terá que racionar a água. Segundo José Olímpio, desta vez, não haverá falta de água somente nos finais de semana, o racionamento será dois dias com água, e dois dias sem. A antecipação acontece porque não choveu o que estava previsto para os primeiros meses de 2013, segundo a Embasa a estimativa era que de novembro a fevereiro chovesse cerca de 700 ml de água na região de Barra do Choça. O índice foi muito abaixo – não ultrapassou os 290 milímetros de água.
Para entender melhor a situação em que se encontra as barragens, o Blog do Jorge Amorim, esteve lá fazendo uma visita. Em conversa com um dos técnicos da Embasa que monitora o consumo de água, a situação é realmente preocupante, uma vez que a previsão de chuvas não são das melhores, e a com as altas temperaturas o nível de evaporação tem crescido consideravelmente. Ele informou ainda que, apesar da falta de chuva a Barragem Água Fria I vem reagindo bem, está com apenas com 80 cm. abaixo do nível normal, já a Água Fria II, é preocupante, está com 2,40 mts. abaixo do nível normal.
Fica o alerta à população de Vitória da Conquista, para acompanhas mais de perto esta situação, pois há um risco eminente , de faltar água nos próximos dias no município.