Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Município será beneficiado com o Projeto MAIS ÁGUA

climerio
Coordenador do CEDASB, Climério apresenta no Conselho de Desenvolvimento de Barra do Choça, Projeto MAIS ÁGUA

Uma Comissão de técnicos da CEDASB (Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia), esteve no último dia 28 de fevereiro, no Auditório da Secretaria de Agricultura, apresentando na Plenária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), o Projeto Mais Água. Ali foram apresentados os seus objetivo e as estruturas hídricas utilizadas no projeto.

Segundo o coordenador-técnico do Projeto Mais Água, Leandro Gonçalves, em Barra do Choça, o Mais Água irá construir 60 cisternas de enxurrada, 15 barreiros trincheira familiares e mais 3 comunitários, além de realizar 07 limpezas de aguadas. A expectativa é de que aproximadamente 110 famílias sejam beneficiadas. São dados que poderão variar, a depender da composição do solo, topografia dos terrenos e outras variáveis naturais.
Comissão Executiva
Comissão Executiva Municipal em reunião delibera regiões a serem beneficiadas…

Já na manhã da última terça-feira, 05 de março, no Auditório da Secretaria de Agricultura em Barra do Choça, a Comissão Executiva Municipal – CEM, Comissão que integra membros da Sociedade Civil Organizada de Barra do Choça, ela é composta por: Sindicato dos Professores, Executivo Municipal, Paróquia Senhor do Bonfim, COOPASUB, COOPERBAC, MPA, MST…), reuniu-se para deliberar as áreas onde possivelmente receberão os referidas estruturas, obviamente que estas, terão que passar por um minucioso estudo técnico que certificará ou não a sua viabilidade. 

Participaram desta reunião, 

Leandro Gonçalves, Simone e Rodrigo (SEDASB); 
Eric Fabiano, Jorge Amorim e Crésio Lima (EXECUTIVO MUNICIPAL); Re
gina Dantas (COOPERBAC); J
ovelita (PARÓQUIA SR. BONFIM); Ma
noel Vela (COOPASUB);
Elenita Amorim (MPA); Jerry Brito (SIMPROBAC); Paulo de Jesus (CÂMARA DE VEREADORES)  e José Carlos (MST).
FONTE: 
www.cedasb.org.br

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO MAIS ÁGUA

Proporcionar acesso sua água da chuva para a produção familiar de alimentos, promovendo segurança alimentar e nutricional é a meta do Projeto Mais Água, que irá beneficiar milhares de famílias em 135 municípios do semiárido baiano. O projeto é fruto de um convênio entre o Governo do Estado,com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e 24 entidades da sociedade civil organizada, selecionadas por chamada pública. O investimento total é de 135 milhões de reais.
Para atingir seus objetivos, o Mais Água utilizará sete tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva, sendo elas o barreiro trincheira familiar, barreiro trincheira comunitário, cisterna de enxurrada com capacidade para 52 mil litros, bomba d’água popular (BAP), tanque de pedra, barragem subterrânea e limpeza/aprofundamento de aguadas. No total, serão 15.655 estruturas hídricas, que beneficiarão 21.235 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de povos e comunidades tradicionais e famílias pertencentes a assentamentos de reforma agrária.
O CEDASB (Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia) é a organização responsável por implementar o Mais Água na microrregião de Vitória da Conquista. Serão seis municípios (Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Itambé, Planalto e Vitória da Conquista) beneficiados com um total de 661 estruturas hídricas, contemplando 895 famílias no total.
http://www.cedasb.org.br/v2/2013/03/04/projeto-mais-agua-ira-beneficiar-895-familias-na-regiao-de-vitoria-da-conquista/

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também