Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Festa da Bandeira, homenageará o agricultor. “Cavalgada do Agricultor”

7 bandeira

Já virou tradição. Todos os anos cavaleiros e amazonas de Barra do Choça e região tem um encontro marcado com a boa música, o lazer e principalmente com os cavalos. Do peão ao fazendeiro, todos querem participar da FESTA DA BANDEIRA. O evento já virou tradição e há 22 anos vem unindo pessoas de diversas idades, culturas e níveis sociais em um objetivo comum: perpetuar a tradição que ultrapassa gerações.

A cavalgada já é algo certo dentro do calendário cultural do Município, o que mudou foi a grandiosidade da festa que a cada ano toma proporções cada vez maiores, atraindo pessoas de toda a região, curiosas em conhecer uma das festas mais tradicionais da Região Sudoeste. Neste ano, a Comissão Organizador, homenageará o AGRICULTOR. Segundo Jonathan Leite, membro da comissão Organizadora, o município de Barra do Choça tem na base da sua economia, a Agricultura Familiar. A iniciativa é portanto, uma forma encontrada pelos cavaleiros e amazonas do município, para homenagear estes homens e mulheres que lutam para produzir e manter as nossas mesas fartas.

A FESTA DA BANDEIRA, será realizada entre os dias 27 a 28 de abril com a Chegada da Bandeira. Como forma de ajudar nas obras assistenciais da Paróquia  Senhor do Bonfim, e despertar o sentimento de solidariedade, este ano será cobrado de cada participante um quilo de alimento a ser doado à população carente do município.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

MNMN

Conheça um pouco mais da FESTA DA BANDEIRA 

Há aproximadamente 22 anos um grupo de cavaleiros de Barra do Choça e cidades vizinhas, apoiados pela Igreja Católica, se reuniram para a realização de uma grande cavalgada que marcaria o encerramento das festividades do Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade. Assim, teve início a Festa da Bandeira.

Durante o evento eram realizados leilões, bingos, montadas barracas e outras atividades. O intuito era arrecadar fundos para a festa religiosa.

Gradativamente, o número de cavaleiros participantes cresceu de maneira significativa, traduzindo a importância da festa para a região e criando a necessidade de se fazer uma festa separada da religiosa. Em 2002, a cavalgada ganhou uma data separada, e a cada ano o sucesso é surpreendente.

Tradicionalmente, a cada ano, a bandeira é passada para uma nova comissão que “abraça” o evento no intuito de realizar a festa de uma maneira ainda melhor.

Atualmente a festa de Barra do Choça tornou-se uma das maiores da Bahia, com bandas de reconhecimento nacional, o que promove a atração de um grande público e uma quantidade expressiva de cavaleiros da região e até de outros estados.

A edição de 2012 promete!! E é no propósito de realizar uma grande festa que a Comissão Organizadora atual soma esforços para ratificar o sucesso conquistado ao longo de todos esses anos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também