Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Audiência Pública discute qualidade de água consumida no município

Lideranças politicas e comunitárias de Barra do Choça reage a propostas da EMBASA
Lideranças politicas e comunitárias de Barra do Choça reagem a propostas da EMBASA

O Gerente Regional da EMBASA, José Olímpio, na última quarta, 27 de fevereiro,  participou da Audiência Pública realizada no  plenário da Câmara Municipal de Barra do Choça,  Ao lado do prefeito Oberdam Rocha, da Promotora Drª Solange Anatólio, do Presidente Manoel Nascimento, dos vereadores e  da Sociedade Civil Organizada. A proposição foi da Câmara Municipal através de seu presidente Manoel Nascimento. 

Ali o representante da Embasa, José Olímpio anunciou uma série de medidas a serem implementadas pela Empresa para conter o consumo de água nos municípios abastecidos com as barragens de Água Fria I e II e Serra Preta. Ele afirmou que e a situação da Barragem Água Fria I e II, não é tão confortável como imaginamos, se não fizéssemos estas ações em Conquista, Belo Campo e Barra do Choça, a barragem com certeza estaria esvarrida, ou seja, não teríamos água em nenhuma das duas barragens, restando apenas a Barragem serra Preta. Fora disso, temos uma outra solução a curto prazo, o Sistema Emergencial em Catolé, os projetos já estão na Caixa Econômica, aguardando apenas licitá-los e a Barragem Catolé. Feitas estas medidas, volta normalmente o atendimento de Barra do Choça.( referindo-se ao consumo da Água salobra) 

Executivo Municipal, Procuradoria Pública e Câmara Municipal prometem lutar pelo unem-se pelos interesses dos moradores de Barra do Choça.
Executivo Municipal, Procuradoria Pública e Câmara Municipal unem-se na defesa dos interesses dos moradores de Barra do Choça.

Olímpio apresentou o dia 18 de março, para ter início o racionamento de água no município de Vitória da Conquista. Na oportunidade ele explicou a forma como vai proceder e ação, segundo ele,   o controle sobre o fornecimento água, ocorrerá dois dias SIM e dois dias NÃO, e conclui, pelos nosso cálculos  e pelo volume de água que retiramos regularmente, nós só temos água para no máximo mais quatro meses. Este racionamento de água para Vitória da Conquista, é para poder segurar um pouco o volume de água que temos,  até que chegue o período chuvoso,  para ver, se a natureza e Deus concedem aumentar um pouco o volume das águas. 

A dona de casa Jovenilda, moradora do Distrito de Barra Nova, entregou à promotora um recipiente contendo uma amostra dágua colhida na torneira em sua casa, com a coloração amarelada e com mau cheiro, sem falar que, o Distrito já ficou até oito dias sem água,  afirmou.  O presidente da AMBOV Alessandro de jesus, por sua vez, cobrou do representante da Embasa atenção com o povo do município, disse que não é justo morar em Barra do Choça, município rico em água, no entanto, ela sofre com a água oferecida, a liderança citou algumas situações de doenças em que a população vem sofrendo por conta da água oferecida.

 José Olímpio anuncia a medida de Racionamento de Água dos municípios  Barra do Choça, Vitória da Conquista e Belo Campo.
José Olímpio anuncia  medidas para os municípios Barra do Choça, Vitória da Conquista e Belo Campo.

O Gerente Regional da EMBASA, José Olímpio ouviu atentamente  os questionamentos, em seguida esclareceu aqueles mais essenciais.  Segundo ele, o  papel do escritório de Vitória da Conquista, é servir de elo de ligação entre a comunidade e a Diretoria da EMBASA. Quanto ao material entregue pelo professor Jorge Amorim, ele disse que estará encaminhando à sua superintendência em Salvador para análise e posteriormente, dar um parecer aos solicitantes. Olímpio, esclareceu ainda sobre a qualidade da água, no que diz respeito a turbidez e a cor, estão conforme a portaria do Ministério da Saúde, já a salinidade da água, reconhecemos que de fato, a água da Serra Preta é diferente da Água Fria, o índice de salinização está abaixo dos níveis estabelecidos pelo MS.

AGUARDE OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A AUDIÊNCIA…


Curta e Compartilhe.


Leia Também