Moradores de Barra Nova, Distrito pertencente ao município de Barra do Choça, procuraram neste final de semana, o Blog do Jorge Amorim para denunciar, o estado em que se encontra o esgotamento sanitário do Bairro Chico Almeida na referida localidade. Segundo informações, a Estação de Tratamento de Esgotos, a ETE, não tem tido eficiência suficiente, uma vez que boa parte dos resíduos daquela localidade, sequer passam por ela. É comum ver, valas com água suja e podre a céu aberto, sem falar nas ligações sanitárias clandestinas, que são lançadas, muitas vezes ao rio sem nenhum tratamento.
Em conversa com o nosso Blog, o morador afirmou que, o esgoto corre na rua a céu aberto, o que causa grandes problemas à população. Devido ao calor, o mau cheiro tem incomodado bastante a população do bairro. Quando chove, o esgoto transborda e mistura sujeira com lama, causando um grandes transtornos, àqueles moradores, afirmou. Mencionou também a insatisfação quanto aos valores cobrados nas contas de água, segundo eles, é comum pagar R$ 8o,00 e 90,00 reais.
Barra Nova está localizada a 16 km de Barra do Choça, e apenas 4 ou 5 km da principal barragem que abastece Vitória da Conquista e Barra do Choça, a Barragem Água Fria II. Há algum tempo, o Blog do Jorge Amorim, vem questionando a qualidade da água oferecida à população de Vitória da Conquista, diante destes fatos e tendo como base a atenção dispensada pela empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água na região, nos preocupa.
Numa Audiência realizada no dia 27 de fevereiro, foi entregue pela população nas mãos do Diretor Regional da EMBASA, senhor José Olímpio, um documento elaborado por uma equipe de técnicos do IFBA, UESB e do Departamento de Meio Ambiente de Barra do Choça, e até hoje, não se tem uma resposta.
Nele, a comissão sugere, que a Embasa posicione de forma mais clara e objetiva acerca de algumas questões, como: Implementação de ações efetivas de controle, preservação e recuperação das nascentes, Áreas de Preservação permanentes (APPs) e áreas de recarga dos rios que abastecem as represas de Água Fria I e II, através do reflorestamento ou do enriquecimento florestal; Ampliação do sistema de tratamento de esgotos do Distrito de Barra Nova; Pautar um diálogo concreto com os municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo e Planalto (usuários da água do Sistema Água Fria) para a sua co-responsabilidade pela conservação dos ambientes à montante das represas Águas Fria I e II e Serra Preta, dentre outros.