Blog do Jorge Amorim

BRASIL: PT comemora hoje dez anos da chegada ao Planalto e inicia série de debates pelo Brasil

Convite da festa de dez anos no Planalto tem imagem de Dilma e Lula
Convite da festa de dez anos no Planalto tem imagem de Dilma e Lula

PT (Partido dos Trabalhadores) começa a comemorar nesta quarta-feira (20) em São Paulo os dez anos de chegada à Presidência da República. A festa vai contar com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e servirá para anunciar uma série de debates que vão percorrer o País.

Além de Dilma e Lula e do presidente do PT, Rui Falcão, o encontro deve receber José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, que foi condenado no julgamento do mensalão a dez anos e dez meses de prisão.

Também condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por participação no esquema de compra de votos do Congresso, os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha foram convidados, mas não confirmaram presença ainda. Fonte: R7

Leia mais notícias de Brasil e Política

Os debates, que estão sendo chamados de seminários pela organização petista, miram “construir uma narrativa própria do PT juntamente com seus militantes, sobre a chegada à Presidência da República e as mudanças desempenhadas durantes estes 10 anos”, de acordo com o secretário nacional de organização do partido, Paulo Frateschi.

O PT ainda não confirmou, mas deverão ocorrer 13 seminários espalhados por todas as regiões do Brasil. O ex-presidente Lula deverá participar de todos eles.

O encontro desta quarta-feira começa às 18h, no Anhembi, em São Paulo. Para quem quiser acompanhar, haverá transmissão ao vivo do evento pelo site www.pt-sp.org.br/aovivo.

Trajetória

O PT chegou ao Planalto em janeiro de 2003, depois que Luiz Inácio Lula da Silva derrotou o tucano José Serra nas Eleições 2002. Nas urnas, Lula obteve 39,4 milhões de votos no segundo turno — o que correspondeu a 46,4% dos votos válidos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Serra teve 19,7 milhões ou 23,1% dos votos válidos.

Depois, em 2006, Lula chegou à reeleição depois de vencer o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Desta vez, Lula teve 46,6 milhões de votos no segundo turno, ou seja, 48,6% dos votos válidos. Alckmin recebeu 39,9 milhões dos votos válidos, o que representou 41,6% na ocasião, segundo TSE.

Em 2010, como Lula já havia sido reeleito, Dilma Rousseff foi a candidata do partido à Presidência. Nas urnas, ela recebeu 55,7 milhões dos votos válidos no segundo turno e derrotou José Serra (PSDB), que teve 43,7 milhões de votos, segundo o TSE.  R7


Curta e Compartilhe.


Leia Também