FOTO: Rosenilton Barbosa [flagallery gid=20 name=Gallery]
A Associação de Capoeira Raiz da Barra, realizou nos dias 22 e 23 de fevereiro em Barra do Choça, o V ENCONTRO BARRACHOCENSE DE CAPOEIRA E O III ENCONTRO BAIANO DE CAPOEIRA. De acordo a organização do evento, participaram cerca de trezentos capoeiristas de diversos municípios do Estado. A Organização ficou por conta do Mestrando Aldecindo Marques, o popular China de Barra do Choça e contou com o apoio do Mestre Ceguinho; Mestre Kil; e o professor Mão de Onça.
Diversas atividades fizeram parte da Programação: Roda aberta na feira; Aulão com toque de Berimbau; Aulão de capoeira regional para mulheres; Aulão de atabaque; Roda aberta para convidados; Batizados; Troca de cordas; Formatura; Apresentação Cultural (Maculelê, Samba de Rosa, puxado de rede, etc. )
Segundo o anfitrião, o mestrando China, o propósito principal do evento foi incentivar os jovens a praticarem o esporte, com ele conseguimos tirar das ruas jovens em condição de risco, pois a capoeira é um esporte muito educativo, ela trabalha com a mente e com o físico da pessoa e possibilita ao jovem tornar-se um cidadão de bem. Concluiu.
O blog do Jorge Amorim conversou com o responsável direto pelo evento China, ele informou, que o esporte em Barra do Choça precisa de maior atenção, as vezes fazemos um evento e não temos o apoio necessário, diferentemente dos outros municípios, que as empresas, a prefeitura e a câmara de vereadores apoiam com toda a força, desabafou.