Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Moradores articulam mobilização por melhor Qualidade de Água

Barragem Água Fria I em Barra do Choça, uma bela  oportunidade para fazer a dragagem no período da seca, conforme solicitação da população de Barra do ChoçaFoto arquivo Blog do Jorge Amorim - 26 de maio de 2012

Barragem Água Fria I em Barra do Choça, uma bela oportunidade para fazerem a dragagem no período da seca, conforme solicitação da população de Barra do Choça. Não o fizeram…
Foto arquivo Blog do Jorge Amorim – 26 de maio de 2012

Insatisfeita com a qualidade d’água consumida no município, população articula uma grande mobilização para cobrar da Empresa responsáveis pelo abastecimento d’água provideências. A iniciativa partiu dos líderes comunitários Elielson Ribeiro e Derneval Santana, que após ouvirem muitas queixas da população  acerca da qualidade d’água, resolveram articular um movimento para lutar por uma água de melhor qualidade.
O movimento no primeiro momento, arrecadará mais de 3 mil assinaturas de moradores insatisfeitos com os serviços oferecidos pela Embasa, e de posse destas, encaminhará ao Poder Executivo, Legislativo Municipal a Ministério Público e posteriormente a própria EMBASA.

Segundo um dos articuladores do movimento,  Elielson Ribeiro, tem ocorrido no município muitas reclamações por conta da má qualidade da água oferecida à população, como por exemplo: casos de diarreia  problemas de pele, isto sem falar no sabor dágua. Por conta disso, buscamos apoio naqueles que podem nos ajudar encaminhamos os documentos a serem assinados para as igrejas, sindicatos, associações, escolas, enfim todos àqueles que se sentirem prejudicados, concluiu.

A comissão estará hoje ao meio dia na Rádio Nova dimensão FM, convocando a população a participar do processo. E você quer assinar este Abaixo-assinado, é só procurar um dos pontos e colocar ali o seu sentimento.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: A luta do povo de Barra do Choça pela ÁGUA

BARRA DO CHOÇA: Comissão visita Barragens Água Fria I e II, e assusta com o que vê…

Comissão visita Barragens Água Fria I e II, e assusta com o que vê
Uma comissão formada pelos vereadores Jorge Amorim, Jay Fernandes, o técnico do Departamento do Meio Ambiente, Cresio Lima e os professores Expedito Maia e Meirilane Maia, ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, participaram na tarde desta sexta-feira, 28 de abril, de uma visita às Barragens Água Fria I e água Fria II. O objetivo da visita, foi analisar os efeitos da forte estiagem que afeta o município, bem como, preparar uma pauta de reivindicação a ser apresentada à EMBASA, em reunião que ocorrerá na próxima quarta-feira em Salvador.
Forte estiagem, aliada a pouca vegetação das margens e alto consumo de água  …
Surpresos, os membros da comissão assustaram-se, ao ver a Barragem completamente vazia, principalmente a Água Fria I, diferentemente do que dizem alguns SITES da região. A situação é preocupante, e principalmente aqueles municípios que são abastecidos com a água da Barragem Água Fria II, se não chover nos próximos dias, algumas medidas mais drásticas deverão ser tomadas, a fim de economizar o precioso líquido
O que antes era uma grande reservatório de água, tornou-se…

Após a visita, em reunião a comissão discutiu os pontos prioritários, para produzir um documento que será encaminhado à Concessionária responsável pelo  abastecimento d’água no Estado, a  EMBASA. Neste documento  elencará algumas providências  a serem tomadas acerca da questão.

Sangrador da Barragem Àgua fria II

Os principais aspectos abordados foram, a adoção de medidas que visem corrigir uma situação existente, para melhorar a qualidade da água; a implantação urgente de um Projeto de recuperação das matas ciliares e no entorno da barragens; modificar o modelo existente de captação convencional da Barragem Água Fria II, pelo modelo de Captação Superficial de água; a necessidade de ampliação do Saneamento Básico de Barra Nova; Dragagem no leito da Barragem Agua Fria I e II, área onde ocorre a acumulação e captação da água bruta, dentre outras.

Foto: Rosenildo Soares

Vereadores de Barra do Choça participam de reunião com Gerente Regional da Embasa

Na última quinta-feira, 10 de agosto, uma comissão de vereadores de Barra do Choça, estiveram no escritório da EMBASA, em Vitória da Conquista participando de uma reunião com o gerente regional da José Olimpio. A reunião ocorreu devido às inúmeras cobranças feitas aos vereadores sobre a qualidade da água que é oferecida à população.
Estiveram participando desta reunião os vereadores Jorge Amorim, Manoel Nascimento, Demi Melo, Anaelton Freitas e Jailton Fernandes. Na oportunidade foi apresentado pelo vereador Jorge Amorim, um relato ao Gerente e aos técnicos presentes, onde relatava as insatisfações da população barrachocense quanto à água oferecida, questões como: os altos preços cobrados, falta dàgua em horários de pico, falta de comunicação entre empresa e comunidade, o aparecimento de doenças,  e do tratamento que é destinado aos clientes que procuram o escritório no município para fazerem suas queixas..
 O vereador Jorge Amorim, solicitou também para que a Embasa refizesse a análise da água da Biquinha, e que estudassem uma forma de oferecer aos moradores que não possuíam reservatórios, a doação de uma caixa d’água para protegê-los das constantes faltas d’água.
O Gerente da entidade agradeceu a preocupação dos vereadores, e se comprometeu de buscar com o seu corpo técnico soluções para os problemas apresentados.

BARRA DO CHOÇA: Em reunião com Embasa, comissão de vereadores apresenta Plano de Ação para a crise de abastecimento de água na região

Comissão apresenta à Embasa Plano de Ação para amenizar a escassez de água na região
Uma comissão de Barra do Choça, esteve na manhã desta quarta-feira, 03 de maio, no escritório da Embasa em Salvador, participando de uma reunião com a  Superintendente de Operações – Sul, a senhora Rita de Cássia Bonfim, para apresentar a EMBASA, um Plano de Ação envolvendo ações emergenciais, que visem a solução definitiva do problema de oferta de água, à população dos municípios que hoje são abastecidos com a água de Barra do Choça.
Participaram desta comissão, os vereadores: Jorge Amorim, Jailton Fernandes, Oldemberto Lopes, Ailton Moreira e o Coordenador do Depto. de Meio Ambiente Eric Fabiano. Na oportunidade, a comissão entregou nas mãos da senhora Rita de Cássia, um documento contendo um plano com ações emergenciais (antevendo o colapso de abastecimento humano que é iminente), ações a médio e longo prazo, que visem a solução definitiva do problema de oferta de água com a qualidade necessária.  Cujo documento, foi fruto de uma ampla discussão, com aparticipação de técnicos, professores e estudiosos que tem interesse pela questão.
Plano de Ação, prevê preservação e recuperação das nascentes das Barragens Água Frias I e II
De acordo com a senhora Rita de Cássia, algumas ações vem sendo implantadas para amenizar os efeitos desta terrível estiagem, ela aponta o plano emergencial de distribuição de água com os carros pipas; elogiou a ação fiscalizadora do INEMA, a qual apreendeu junto aos fazendeiros, equipamentos de uso ilegal na captação das águas da Barragem Água Fria II para irrigação; reconhece as dificuldades que Estado da Bahia está passando, porém acredita na força do Estado para superar mais esta crise. De concreto, ficou agendada uma reunião em Vitória da Conquista, para discussão do referido Plano, bem como, apresentar uma posição acerca de algumas queixas da Comissão.

Vereador Jorge Amorim, solicita da Empresa maior clareza nas explcações

acerca das cobranças do município.

O vereador Jorge Amorim (PT) por sua vez, chamou a atenção mais uma vez, da necessidade de se estabelecer um diálogo com a Embasa, segundo o vereador, a empresa tem que se posicionar de forma mais clara e objetiva acerca de algumas questões, como: Implementação de ações efetivas de controle, preservação e recuperação das nascentes, Áreas de Preservação permanentes (APPs) e áreas de recarga dos rios que abastecem as represas de Água Fria I e II, através do reflorestamento ou do enriquecimento florestal;
 – Ampliação do sistema de tratamento de esgotos do Distrito de Barra Nova,
– Pautar um diálogo concreto com os municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo e Planalto (usuários da água do Sistema Água Fria) para a sua co-responsabilidade pela conservação dos ambientes à montante das represas Águas Fria I e II e Serra Preta, dentre outros.
Eric Fabiano, o objetivo é construir um programa de ação, voltado para preservação e conservação do bem tão precioso que é a água, concluiu.

Já Eric Fabiano, Coordenador do Depto. de Meio Ambiente, disse que, tendo em vista a importância e a relação direta do nosso município, para o abastecimento de água potável dos municípios circunvizinhos, compreendemos que esta reunião é de fundamental importância, sendo um marco inicial para o processo de discussão de toda demanda existente, no qual almejamos integrar todos os agentes responsáveis, e construir um programa de ação, voltado para preservação e conservação do bem tão precioso que é a água, assim potencializando a sua qualidade e quantidade.”, afirmou.


Curta e Compartilhe.


Leia Também