A qualidade da água consumida no município de Barra do Choça foi tema de uma Audiência Pública realizada hoje, 27 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal de Barra do Choça. A proposição foi da Câmara Municipal através de seu presidente Manoel Nascimento. Participaram da Audiência, o prefeito municipal Oberdam Rocha; a Promotora de Justiça, Drª Solange Anatólio; o gerente regional da EMBASA, José Olímpio; o ex-vereador Jorge Amorim; secretários municipais; representantes sindicais; associações; vereadores etc.
Abrindo a participação, uma comissão composta por Derneval Pacheco, Elielsom Cunha e pelo professor Jorge Amorim, entregaram às autoridades cópias de um ABAIXO-ASSINADO, contendo centenas de assinaturas cobrando deles providência acerca da qualidade água do município.
Com um discurso apaziguador, Jorge Amorim disse que está faltando à EMBASA uma maior comunicação com a população, referindo-se aos últimos episódios que resultaram nesta Audiência Pública. Amorim, ainda citou o documento, intitulado de PLANO DE AÇÃO DE GESTÃO para a Embasa. Este documento, foi elaborado por profissionais entendidos no assunto, o professor Expedito Maia (UESB), professor Jacson Tavares (IFBA), e pelo Engenheiro ambiental Crésio Lima.
O documento foi entregue à Embasa em Salvador em agosto de 2012, e até hoje, não retornaram o contato, apesar da Superintendente Rita de Cássia tecer elogios ao documento e assumir compromisso de pautar um diálogo concreto com os municípios abastecidos com a água de Barra do Choça, para a sua corresponsabilidade pela conservação dos ambientes à montante das repressas Água Fria I e II e Serra Preta, afirmou.