Foi por unanimidade, a Câmara Municipal de Barra do Choça disse SIM ao Projeto de Iniciativa Popular que dispõe sobre medidas de preservação ambiental, plantio e replantio de florestas de eucalipto ou de outras essências florestais exóticas para fins de uso doméstico ou industrial no município. A segunda votação ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 14 de dezembro, no Plenário da câmara Municipal.
Foram votadas também duas emendas, ambas de autoria do relator vereadorJorge Amorim, a primeira, no Art. 7º Parágrafo único. Do investimento total aplicado no plantio de eucalipto e outras essências florestais exóticas, 5% ( cinco por cento) dos recursos deverão ser destinados pelo investidor ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, o qual deverá ser aplicado prioritariamente à recuperação de áreas de matas nativas e/ou matas ciliares local. A segunda, no seu ART 2º – A totalidade da extensão de terra a ser florestada com eucalipto ou outras essências florestais exóticas não deverá ultrapassar 10 % ( Dez por cento) da área total de cada propriedade.
Segundo o vereador Jorge Amorim (PT), ao apresentar estas emendas, conseguimos o apoio necessário para aprovarmos por unanimidade o referido projeto. Na oportunidade o Edil, agradeceu imensamente aos vereadores por acolher o desejo do povo de Barra do Choça, pois este Projeto Popular, representa a preocupação e o desejo de milhares de pessoas que assinaram um documento requerendo medidas de prevenção contra o cultura devastadora do EUCALIPTO no município.
Como é conhecimento de todos, a Paróquia Senhor do Bonfim, a Comunidade Eclesiais de Base – CPT, a Ativista Ambiental, Regina Dantas, o mandato do vereador Jorge Amorim, o Movimento dos Sem Terra – MST, os Agentes Comunitários de Saúde, Sindicatos, Cooperativas, Associações, Câmara Municipal, e a Administração Municipal, desde o ano 2011 vem atuando numa discussão no sentido de contribuir de forma eficaz na elaboração de um Projeto de Lei que atendesse aos interesses do município, garantindo a produção de alimentos, da água, dos recursos naturais e sobretudo, a qualidade de vida do ser humano, ali nascia a ideia da criação deste Projeto de Iniciativa Popular.
O vereador Jailton Fernandes, disse que a Câmara Municipal ao acatar tal projeto entra para a história do município, pois ele tem uma grande importância no que diz respeito a questão econômica, social e ambiental, pois com sua aprovação, estamos garantindo o emprego do homem do campo, a produção de alimentos, enfim todos aqueles que dependem da agricultura, afirmou o vereador