Blog do Jorge Amorim

Barra do Choça: Delegada de Polícia participa de Sessão na Câmara Municipal

Câmara Municipal discute a Segurança Pública em Barra do Choça

A Câmara Municipal de Barra do Choça, recebeu na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a Delegada de Polícia Drª Gabriela Garrido e o Tenente José Vasconcelos, para discutirem a situação da Segurança Pública no Município.



A visita da Delegada e do representante da Polícia Militar na Casa Legislativa se deu por conta da última sessão, onde os vereadores, dentre eles Jorge Amorim (PT), fez um relato dos últimos acontecimentos ocorridos na Terra do Café. Na oportunidade, o vereador Jorge Amorim, chamou a atenção para a situação de medo em que vive a população, segundo o vereador Assaltos, furtos, arrombamentos, roubos a carros, seqüestro, assassinatos e até estupros, tem sido freqüentes em Barra do Choça.
Vereador Jorge Amorim, relata as ações que a Câmara Municipal desenvolveu
ao longo destes anos a cerca da Segurança Púbica em Barra do Choça.

Outro fator motivador, foi a manifestação de um grupo de jovens, dentre eles, o ativista Cultural Euzébio Oliveira e de seus companheiros à Câmara. Ao usar o parlatório, o cantador apresentou a sua preocupação quanto o futuro desta juventude, principalmente os menores que estão sendo usados, para praticarem pequenos delitos. Segundo ele, a violência não é responsabilidade só do Estado, mas, sim de todos nós. 

Segundo Euzébio Oliveira, uma maior atenção a educação e a 
 cultura pode diminuir a violência e a marginalidade no município.
 Desta forma, em cumprimento a estas solicitações, o Presidente Manoel Nascimento enviou então os convites aos representantes da Polícia Civil e Militar, os quais aceitaram prontamente. Já a representante do Ministério Público, não compareceu, mas justificou a sua ausência através de ofício. Participaram da sessão além dos vereadores e dos convidados, a CDL, empresários, representantes de sindicatos, lideranças rurais, políticos, entre outros.
 A vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Maria Helena, disse que em Barra do Choça nestes últimos anos, foram seis comerciantes mortos por conta da violência, e que algo tem que ser feito para acabar com o medo instaurado no município.
A empresária, foi enfática ao afirmar, que quer, cada centavo de imposto pago por ela, aos cofres do Governo, e que em termos de segurança o Estado tem ficado a desejar. Em seguida colocou-se a representação da CDL, a disposição tanto da Polícia Civil quanto da Militar para discutir ações contra a violência na cidade.  

O Tenente Luis Vasconcelos, ao fazer uso da fala, apresentou um breve relatou da atual conjunta da segurança no município, apresentou as suas limitações queixando de algumas leis que inviabiliza a ação da Polícia, elogiou a parceria entre a Administração Municipal e da Câmara de Vereadores com a Policia Militar. Em seguida, solicitou da Câmara de Vereadores empenho Político na articulação ao Governo do Estado, para trazer à Barra do Choça, a Companhia de Polícia Independente para atuar no entorno de Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas e Planalto, apresentou também a proposta de ampliação da Guarda Municipal e do Vídeo Monitoramento das principais ruas, além do aumento do efetivo policial, como alternativas para minimizar a violência no município.

Já a Delegada de Polícia Drª Gabriela Garrido, agradeceu as boas vindas dos vereadores, e disse que dará o máximo de se para fazer o melhor por Barra do Choça. A Delegada, começou fazendo um levantamento das carências de pessoal que a Policia Civil possui no município, em seguida, falou que a estrutura física, não oferece condições dignas de trabalho e precisa melhorar.  Nesta oportunidade, a Doutora Gabriela, disse que a segurança Pública é de responsabilidade do Estado e da União, por conta disso, afirmou que o processo para construção de uma Delegacia em Barra do Choça, está bastante adiantado, e que o município encabeça uma lista de dez outras cidades baianas que ganharão estas delegacias. ali solicitou, o apoio dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei para a doação do terreno a ser construída a referida Delegacia. Em seguida agradeceu aos vereadores, e se colocou a disposição para poder tirar quaisquer dúvidas quanto o serviço da Polícia Civil no município.

Curta e Compartilhe.


Leia Também