Blog do Jorge Amorim

BARR A DO CHOÇA:Audiência define verbas para o melhoramento da Atenção Básica

O povo de Barra do Choça decidiu que o recurso de R$ 600.000,00 será destinado a melhorias para a Atenção Básica (postos de saúde) do Município. A resolução foi tomada por meio de audiência pública, realizada na manhã dessa segunda-feira, 28, na Câmara de Vereadores.
O Prefeito Oberdam Rocha explicou que o Congresso Nacional, nesse momento, está votando e apreciando o orçamento e disponibiliza para os municípios, de acordo com a sua faixa de população, o direito de participar das emendas de 2011 e assim fazer parte do orçamento de 2012.
Neste caso, Barra do Choça, com sua população em torno de 30 a 50 mil habitantes, tem o valor disponível de 600 mil reais. Mas, para esta emenda ter validade, é necessária a realização de audiência pública. “E dentro da nossa colocação, devemos expôr as propostas e ouvir a comunidade”, conclui o Prefeito
Durante a audiência, dentre as demais sugestões para aplicação do recurso apresentadas, ficou um impasse entre a Atenção Básica e o hospital do Município. Os vereadores Anaelton Freitas e Jorge Amorim, com apoio de agentes de saúde, defenderam que os 600 mil fossem divididos entre os 11 postos de saúde da região, alegando que desta maneira o recurso atingiria mais pessoas.
Já os vereadores Joilton Fernandes Chagas e Manoel Nascimento, com apoio de Marco Antonio Oliveira, representante da Secretaria de Saúde, protegeram a proposta de o recurso ser destinado, principalmente, para a área de urgência e emergência do hospital. O argumento mais citado por eles foi o de que qualquer pessoa poderia sofrer um grave acidente na cidade e o hospital não teria condições de prestar os primeiros socorros.
Então, como rege a democracia predominante no Brasil, as pessoas presentes decidiram, por 21 votos a 05, que os 600 mil serão para melhoramentos dos postos de saúde. No entanto, o Prefeito Oberdam Rocha alertou “gostaria de deixar claro que não é um recurso para podermos sair dizendo que chegará. Será encaminhado para o congresso analisar. Se o município for beneficiado vai entrar na programação para liberação futura”.


Curta e Compartilhe.


Leia Também