3º Concurso de cafés contemplou com prêmios de 1º ao 5º lugar, sendo ofertados pelos parceiros na realização do 3º Concurso de Qualidade Cafés de Barra do Choça. |
A Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou no último dia 23 de setembro, o terceiro concurso de qualidade do café do nosso município. O evento, realizado na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), contou com a presença do prefeito, Oberdam Rocha, dos vereadores Jorge Amorim, Manoel Nascimento e Demi Melo, do presidente da Cotefave, Padre Edilberto Amorim, além de representantes de órgãos e instituições públicas federais e estaduais, secretários municipais e produtores.
Pequeno produtor rural Eufrásio Lima, ao lado da sua esposa Neide Dias, foi o grande vencedor do 3º Concurso de Qualidade de Cafés de Barra do Choça. |
Os objetivos da ação estão o incentivo à constante melhoria da qualidade do café, como meio mais eficaz na conquista de maiores mercados, agregar valor ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados, premiar os melhores cafés do Município de Barra do Choça, de acordo com suas características físicas e sensoriais e divulgar a capacidade produtiva e diversidade de cafés em nível Estadual e Federal.
Produtor Nedo e sua filha recebem das mãos de um dos patrocinadores, premiação de 2º Lugar |
A análise e julgamento foram feitos pelo Laboratório de Análises de Café da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em parceria com uma empresa especializada, a JC Corretagem de Café e Representações. As avaliações foram realizadas ao longo do mês de setembro a partir de critérios usados em concursos internacionais. Todos os lotes foram identificados com números para garantir a imparcialidade de julgamento. Os resultados somente foram divulgados no final do evento.
Presentes ao evento, o vice-prefeito Aelson Martins, vereador Jorge Amorim e o anfitrião Padre Edilberto Amorim |
Segundo o secretário de agricultura Marcos Soares, o concurso é uma excelente oportunidade para que os produtores municipais possam apresentar os resultados do trabalho desenvolvido em suas propriedades. “Faz-se necessário um Concurso de Qualidade de Cafés, evento de fundamental importância para a comprovação da qualidade do café produzido no município”, disse.