
Prezados irmãos/Prezadas irmãs em Cristo,
Neste ano a Campanha da Fraternidade levantou um forte clamor e apelo para revermos nossa relação com a mãe natureza. A cada dia tornam-se mais visíveis os impactos do modelo de civilização que impera no nosso pla-neta. Os recursos naturais estão cada vez mais escassos. A destruição da vegetação, a exploração de minérios, os plantios de monocultivo que destroem a biodiversidade e as fontes de água, como nossas nascentes, vem causan-do fortes impactos sobre a vida das populações do campo e da cidade. São cada vez mais fortes os gritos de socor-ro da mãe natureza: “ A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Queremos dar um basta a toda esta destruição. Queremos reaprender a cultivar relações mais harmoniosas com a mãe natureza. Queremos fazer ressoar o grito dos/as excluídos/as que pelo Brasil inteiro ecoou neste 07 de se-tembro:
PELA VIDA GRITA A TERRA, POR DIREITOS, TODOS NÓS!
Fazendo coro a este grito, queremos convidar todas as pessoas das diversas comunidades e pastorais das paró-quias de Cordeiros, Condeúba, Piripá , Tremedal bem como toda sociedade em geral para unirmos numa cami-nhada de fé em defesa da terra, da água, dos Gerais… em defesa da vida. Vamos todos e todas à 1ª Romaria das Comunidades do Zonal 1 da Diocese de Caetité.
O local escolhido para a realização da nossa Primeira Romaria das Comunidades é o Gerais na divisa entre os municípios de Cordeiros, Piripá, Tremedal e o estado de Minas Gerais. Região de rica biodoversidade que abriga as cabeceiras das muitas nascentes que abastecem os rios que cortam nossas cidades. Justamente nesta região, aonde a criação vem gemendo dores de agonia por causa da destruição da riqueza do Gerais para dar lugar aos monocultivos de eucaliptos. Justamente ali, aonde os direitos humanos, a terra e a água vem sendo usurpados pela ganancia do capital. Ali queremos nos encontrar
Local: Comunidades de Barra da Ilha e Ilha de Dentro – Piripá/Tremedal
Data: 02 de outubro de 2011