Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Reunião discute Reajuste Salarial dos Professores

Vereadores Pedrinho e Jorge Amorim representantes da Câmarana reunião

Conforme anunciado anteriormente neste Blog, aconteceu nesta segunda-feira, 27 de junho, no Gabinete do Prefeito, a reunião entre a Comissão de Educação da Câmara Municipal e sua Assessoria, os presidentes dos Conselhos de Educação e do Fundeb, os secretários Finança e de Educação e representantes do SIMPROBAC, para discutirem o impasse a cerca da Disponibilização das Folhas de Pagamento do Professor de Barra do Choça.

O vereador Jorge Amorim, presidente da Comissão de Educação explicou o objetivo da reunião e de sua expectativa quanto o entendimento entre as partes, o vereador afirmou ainda que o impasse não é interessante para ninguém, e que estará disponibilizando todos os recursos disponíveis pela Câmara para apaziguar esta situação.

O professor Francisco, representando o Sindicato dos Professores, apresentou um relatório construído pelos membros do Simprobac, referente ao mês de abril, folha esta, que foi usada pela entidade como BASE para os cálculos do reajuste deste ano. E seguida, confrontou a mesma folha apresentada pela Administração, chegou-se a seguinte constatação, que a folha apresentada pela administração ainda estava maior, de posse destas informações e de outros questionamentos, o professor, voltou a questionar o Secretário de Finanças, o porquê dos 6%, quando o solicitado pelo sindicato são 12%.

Segundo o Wíllime Cesar, Secretário de Finanças, é urgente que o município faça uma discussão mais o aprofundada com a sociedade sobre a aplicação dos Recursos do Fundeb, segundo o secretário, a previsão deste ano, é que o município ultrapasse 107%, 108%, de aplicação do Fundo. Em seguida, o gestor esclareceu algumas dúvidas dos presentes, e disse que é necessário, que o município, estabeleça prioridades e corte mais gastos.
Em consenso, o Conselho de FUNDEB e de Educação, respectivamente, professora Edilma e Professor Antonio, referiu-se aos gastos do Transporte Escolar, como uma alternativa para esta economia, segundo os professores, mesmo apresentando uma redução referente ao ano anterior, os gastos deste setor ainda é alto, pois neste ano houve a entrada de mais três ônibus, a economia segunda a presidente foi irrisória. Segundo a professora Edilma, o que se propõe, não é cortar o Transporte Escolar e sim dinamizar, dentre em breve os dois Conselhos estarão apresentando um projeto à secretaria de Educação, com este objetivo.
Foi uma reunião bastante produtiva, apesar de uma divergência sobre um documento apresentado pelo Simprobac no final da reunião, e não compreendido, não foi aceito pelos presentes. Fora isso, ficou acordado para próxima terça-feira, outro encontro para continuação da discussão.

Curta e Compartilhe.


Leia Também