Blog do Jorge Amorim

Barra do Choça realiza Seminário Popular Água, Alimento, Qualidade de Vida

Foi realizado na manhã deste domingo, 05 de junho em Barra do Choça, o 1º Seminário Popular Água, Alimento,  Qualidade de Vida. Idealizado pela Paróquia Senhor do Bonfim, Comissão Pastoral da Terra, Câmara de Vereadores, Departamento Municipal de Meio Ambiente e demais entidades, teve como objetivo apresentar estudos sobre os impactos que o monocultivo do eucalipto traz ao meio ambiente, ao social e a economia e discutir uma Proposta de Iniciativa Popular que estabeleça regras para a implantação da cultura do eucalipto em Barra do Choça.
Participaram do Evento, o Prefeito Oberdan Rocha, Representantes da CPT, Diácisio e Sérgio, Câmara Municipal Jorge Amorim, o Padre Alexandre, o Pastor Solangio, os Professores Adivaldo, Jacson Tavares, Eric Fabiano, Marcelo e José Francisco, além das representações do Cangussu, Pátria Livre, Povoado Cafezal, Morrinhos e Vila Dias.
O evento teve início com as Boas Vindas do Padre Alexandre, em seguida o prefeito Oberdan Rocha acolheu a todos os presentes, e falou da importância da iniciativa para desenvolvimento futuro do município.
José Koopmans, falecimento de ambientalista entristece todos os seus seguidores.
Como fora divulgado, o evento teria como palestrante o Padre José Koopmans, e Ivonete Gonçalves, ambos da Coordenação Executiva CEPEDES. Emocionado Sérgio membro da CPT, anunciou o falecimento do Padre José Koopmans, justificando assim, a sua ausência no encontro. Um clima de comoção tomou conta do seminário, Regina Dantas, sentida com o ocorrido, teceu inúmeros elogios ao ambientalista e disse que o Padre José Koopmans, sempre foi uma referência ao combate do cultivo do eucalipto, a sua morte servirá de motivação para todos, continuarem perseverantes na luta, afirmou.
Diacísio, da Comissão Pastoral da Terra, ficou com a difícil tarefa de substituir a dupla de palestrantes. Numa belíssima explanação, o representante da CPT, num pouco mais de 15 minutos, expôs com precisão o início da atividade eucalíptica no Brasil, os objetivos da implantação da cultura, as mudanças socioeconômicas decorridas do processo, dentre outros. Relatou os números que comprovam a grande contradição existente entre a agricultura familiar e a agroeconomia. 

Em seguida, o professor e mestre do IFBA Jacson Tavares, alfinetou o novo Código Ambiental, classificou-o de retrógado e altamente danoso ao Meio Ambiente. Logo após, fez um retrospecto, das atividades agrícolas implantadas em Barra do Choça e os impactos por ela  decorrida. Disse que é extremamente importante a criação de mecanismos municipais que coíbam o avanço da plantação do eucalipto no município de Barra do Choça, e afirmou “estou a disposição para ajudá-lo no que for necessário para levar esta luta adiante”, concluiu.
Como parte da programação, o vereador Jorge Amorim, apresentou o Projeto de lei aos presentes, em seguida foi aberta a discussão. Após alguns posicionamentos, o representante Jurídico do Movimento dos Sem Terra, Professor Marcelo, que uma nova abordagem fazia-se necessária, e definir alguns pontos. Acatada esta sugestão,  ficou agendada uma nova reunião para fechar de fato uma proposta, para posteriormente apresentar e colher as assinaturas do Projeto.
                           
Comunidades Rurais do Cangussu, Povoado Cafezal e Pátria livre, participam de movimento a favor da lei que regulamenta o plantio do eucalipto

Curta e Compartilhe.


Leia Também