|
Participaram representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário, secretarias municipais,
além de representantes de comunidades locais e estudantes |
Conclamar a sociedade e o Poder Público para cuidar do meio ambiente. Com este objetivo a Igreja Católica lança neste ano a Campanha da Fraternidade cujo tema é: “A natureza geme com dores de parto”. Em Barra do Choça a apresentação da campanha foi realizada nesta segunda-feira, 11, no Centro Educacional de Barra do Choça. Participaram representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário, secretarias municipais, além de representantes de comunidades locais e estudantes.
O Padre Alexandre Márcio informa que a Igreja tem esta preocupação de levar a sociedade a refletir sobre a importância do meio ambiente como criação de Deus e de como podemos fazer para cuidar dele. “O nosso Deus criou tudo por amor e colocou na mão do homem e da mulher para que eles cuidem deste meio ambiente para que seja sua casa e que seja prazeroso, porém com o desenvolvimento da própria sociedade o homem e a mulher têm destruído esse meio ambiente”, lamenta.
|
Vereador Jorge Amorim (à esq.): “Não podemos desperdiçar essa riqueza com plantio de eucalipto, a nossa vocação é produzir alimento.
|
Vereador Jorge Amorim, do Partido Verde, também presente na reunião, destaca que a principal bandeira do PV é a questão ambiental e destaca as maiores preocupações da sua gestão. “Nosso mandato tem se desempenhado bastante em relação à valorização do lençol freático e dos nossos rios, principalmente agora que estamos vivendo um momento da grande extensão da cultura do eucalipto. Uma lei que regulamente esta questão é uma prioridade e outra questão que já temos um projeto tramitando na Câmara de Vereadores é a lei que regulamenta a questão dos carros de som e casa de show também combata a outros tipos de poluição sonora”, informa.
O vereador Jorge Amorim informa também que esta reunião é de grande valia para o município, uma vez que Barra do Choça é uma área agrária e possui índice pluviométrico alto. “Não podemos desperdiçar essa riqueza com plantio de eucalipto, a nossa vocação é produzir alimento”, enfatiza o vereador.
|
Dantas: ” a gente precisa cuidar não apenas para a gente viver,
mas para as gerações futuras. |
De acordo com Regina Dantas de Carvalho, coordenadora das CEBs da Arquidiocese o principal tema a trabalhado foi a vida do planeta Terra tendo um foco global e também local. “Vamos tentar fazer um alerta maior aqui em Barra do Choça. Temos que cuidar dessa casa, que não é só a casa que a gente mora, enquanto prédio edificado, mas essa casa mãe-terra, que é uma casa comum a todos nós, que a gente precisa cuidar não apenas para a gente viver, mas para as gerações futuras”, disse.
Entre os compromissos firmados na reunião, Regina Dantas informa que no dia 02 de maio de 2011, haverá uma reunião com representantes da: Paróquia Senhor do Bonfim; Câmara de Vereadores;
Departamento de Meio Ambiente; Coleta Seletiva; Comissão Pastoral da Terra e Cotefave, visando o planejamento do calendário de ações, com base nos principais problemas apresentados que foram: Desmatamento; Monocultura do Eucalipto; Lixo; Poluições em geral com destaque a Sonora.
Fonte:http://www.barradochoca.ba.gov.br
*Sara Reis Matias – Jornalista / DRT-BA 265