Foi realizada uma Plenária do PPA do Governo da Bahia no Território de Identidade de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (28), para definir as prioridades do Governo do Estado no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015. A expectativa era que cerca de 200 representantes da sociedade civil organizada comparecessem à Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Conquista, onde o evento foi realizado.
Uma comitiva com representantes da administração municipal e da sociedade civil organizada de Barra do Choça, Bahia esteve participando da Plenária, o prefeito Oberdam Rocha participou da mesa de abertura dos trabalhos,
Segundo Carlos Silva que esteve participando do encontro “esse é um momento importante e todos dever ter a consciência de que são nessas plenárias que são definidas e sugeridas as prioridades de investimentos pelo Governo Estadual para os próximos quatro anos” disse.
Principais demandas:
As demandas na área educacional constam contratação de equipe técnica para salas de recursos multifuncionais, mais funcionários de apoio e coordenadores pedagógicos para todas as unidades escolares. Outras necessidades são a padronização da estrutura física das escolas e a garantia para o tempo de formação continuada dos professores.
Para a educação superior, foram sugeridas alternativas para facilitar o ingresso de alunos no curso superior à distância, transporte para os universitários, bolsas para formação de profissionais e criação de repúblicas estudantis.
Na área de saúde foram propostas implantação de Postos de Saúde da Família nas comunidades quilombolas, política de incentivo à formação de médicos especialistas para o Serviço Único de Saúde (SUS), reestruturação da Hemoba da rede de Conquista e ampliação de oferta de ações de alta complexidade no território.
Ainda na plenária, foram apontadas as necessidades na agropecuária como pesquisas e estudos na área de produção e comercialização da agricultura familiar, aquisição de máquinas e equipamentos, construção de abatedouros, zoneamento agrícola participativo, regularização da titulação fundiária e incentivo ao consumo do pescado, inclusão do pescado na merenda escolar, instalação de fábrica de gelo para atender pescadores artesanais e piscicultores, e garantia da comercialização à produção.
Participaram da reunião representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, gestores municipais e estaduais. As reuniões prosseguem até o fim de maio, quando todos os 26 territórios de identidade do estado terão preparado a sua contribuição para a elaboração do orçamento.
FONTE: www.carlossocial.com