O Secretário Municipal de Saúde de Barra do Choça Mário Sérgio , esteve na manhã desta terça-feira, 12 de abril, prestando esclarecimento aos vereadores e a comunidade barrachocense, sobre a questão da saúde no município, como a seleção municipal para servidores públicos, o fechamento do Centro de Especialidades Odontológicas de Barra do Choça (CEO), e do PSF – Programa Saúde da Família instalado no centro da cidade, o funcionamento do Hospital, dentre outras questões.
Com a palavra, o secretário Mário Sérgio Cortes, apresentou através de uma vasta documentação os motivos que levou a sua secretaria a solicitar do Prefeito Municipal o fechamento tanto do CEO, quanto do PSF do centro. Segundo o secretário, havia necessidade de fechamento de mais de um PSF, porém atendendo a determinação do prefeito Oberdan Rocha, ficou acordado somente o do PSF do centro. Em tempo, o secretário disse que a população do centro será remanejada parte para o Pedro Santino e outra parte para o Bom Retiro.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), já há algum tempo vem sendo advertido pelo SESAB por não cumprimento das exigências do Programa Federal, como instalações físicas inadequadas, a não realização de alguns procedimentos odontológicos, bem como a má localização do imóvel onde está situado.
Como justificativa destas medidas de contenção de gastos, o secretário atribui uma série de fatores como: Perda populacional e conseqüente a perda de receita e o pequeno repasse do Governo Federal para execução destes programas.
O vereador Jorge Amorim que também é presidente da Comissão de Saúde lamentou o fechamento destes espaços, segundo o edil, o Centro de Especialidades Odontológicas de Barra do Choça, apesar de beneficiar poucos usuários, era sempre uma referência no tratamento odontológico do município, e sugeriu que outra alternativa fosse encontrada, para o não fechamento deste espaço, garantindo a estas pessoas acesso a este serviço..
Jorge Amorim informou ainda, que está preocupado com a Seleção Pública para a área da saúde que será realizada no município, segundo ele, o processo seletivo é uma forma mais justa de regularizar a contratação, porém, pela aproximação com outros municipios, corre risco de perdermos algumas vagas, e com isso, desempregar alguns profissionais do municipio, afirmou o vereador.
O vereador Manoel Nascimento, chamou a tenção do secretário para o atendimento do hospital, e disse que o município, tem que fazer alguma coisa para melhorá-lo, pois a população está bastante insatisfeita, lamentou o edil.