Com o objetivo de conscientizar a comunidade cristã sobre a gravidade das consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e demais congregações envolvidas na realização da Campanha da Fraternidade (CF) decidiram enfocar o tema “Fraternidade e a vida no planeta” na CF 2011(…)
Cam base no lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), a expectativa é que a Campanha possa motivar as comunidades a participarem dos debates e ações que visam buscar alternativas para preservar as condições naturais de vida do planeta, e assim, tentar reduzir os impactos ambientais cada vez mais frequentes na população mundial.
Embora o lançamento nacional da CF 2011 aconteça apenas na quarta-feira de Cinzas (9 de março), diversas dioceses brasileiras já estão promovendo cursos de formação para animadores da Campanha, onde aprofundam os conhecimentos sobre o tema e planejam as estratégias de ação.
Durante todo o período da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, a Campanha da Fraternidade buscará mobilizar comunidades, Igrejas e sociedade em geral para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
Além disso, orientará as pessoas a adotarem atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a valorização da vida como referência no relacionamento com o meio ambiente. fonte: cdltiangua.blogspot.com