Desde o início do problema várias cobranças foram apresentadas pelo vereador Jorge Amorim junto à Câmara Municipal, a respeito da plantação de eucalipto, a última, foi a entrega de um abaixo-assinado pelos moradores, solicitando daquela Casa, Providências junto ao Ministério Público no sentido de solucionar o problema.
Assustada, a população do Povoado uniu-se em prol desta ação, e em parceria com a Câmara de Vereadores de Barra do Choça, entregou nesta terça-feira (10.09), nas mãos da Promotora Solange Onatólio e do Prefeito Municipal Oberdan Rocha, um abaixo-assinado, contendo centenas de assinaturas, que de mão em mão correu em todo o povoado em busca de apoios. A expectativa é que o Ministério Público estabeleça uma área entre a plantação e as residências, minimizando assim, os efeitos decorrentes da plantação do Eucalipto.
Segundo o vereador Jorge Amorim, o plantio do eucalipto em áreas urbanas pode ocasionar tragédias como: incêndios, seca das fontes e lençóis freáticos, desemprego, fome, além de servir de esconderijo para marginais, dentre outros.