Blog do Jorge Amorim

BRASIL: Dilma tem agora 37% e Marina, 30% das intenções de voto. Em simulação de 2º turno, elas estão empatadas tecnicamente

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (19) os números da corrida presidencial. Segundo o instituto, a candidata à releiçãoDilma Rousseff (PT) lidera com 37% das intenções de voto, seguida de Marina Silva(PSB) que agora aparece com 30%. Esta é a primeira vez que Dilma aparece com uma vantagem expressiva de sete pontos percentuais sobre Marina.

.O candidato Aécio Neves (PSDB)  chegou a 17%. No ínicio de setembro, a vantagem de Marina sobre o candidato chegou a 20 pontos. Agora é de apenas 13 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.IG

Leia mais: Marina é segunda via do PSDB, diz Luciana Genro ao iG

Os demais candidatos registraram:

 

– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Zé Maria (PSTU): 0%*
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
– Eymael (PSDC): 0%*
– Levy Fidelix (PRTB): 0%*
– Mauro Iasi (PCB): 0%*

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

 

 

Votos brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabiam ou não responderam somaram 7%.

 

Segundo turno

Na simulação para o segundo turno, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, atrás de Marina, com 46%. Em agosto, a pesquisa apontou uma vantagem de dez pontos para a candidata do PSB, que chegava a 50%, enquanto Dilma registrava 40% das intenções de voto dos entrevistados.

Leia também: Marina planeja agricultura na escola e Dilma busca universalizar ensino infantil

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior). Pela terceira vez, o instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).


Curta e Compartilhe.


Leia Também