Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Morre aos 56 anos, Eliomar Pascoal, “Mazinho”

mazinhoFaleceu na noite deste sábado, 19 de abril, por volta das 18:30 horas, no Hospital de Base em Vitória da Conquista, o pequeno produtor, Eliomar Pascoal, conhecido como “Mazinho”. Internado desde a última terça-feira, 15 de abril, quando foi internado após passar mal, vítima de uma “Aneurisma Cerebal”.

Mazinho deixa esposa e três filhos. Ele é o primeiro dos nove filhos do casal “Dona Dezinha e seu Zil”. No  década de 90 foi um dos grandes responsáveis pela criação da Associação dos Pequenos Produtores do Rio do Meio e do Morro. Entidade que presidiu posteriormente.

O corpo está sendo velado na residência de seu pai, na Rua Roduzindo Santos, no Centro. O sepultamento está previsto para as 16:00 horas, no Cemitério Municipal Nova Cidade.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA QUE VITIMOU ELIOMAR

ANEURISMA CEREBRAL

Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente. Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são ruptura da artéria e hemorragia ou compressão de outras áreas do cérebro.

São raros os aneurismas congênitos, mas a pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurismas.

Em geral, os episódios de ruptura e sangramento ocorrem a partir da 5ª década de vida, afetam mais as mulheres e tornam-se mais comuns à medida que a pessoa envelhece.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, mas cerca da metade permanece com seqüelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

Causas

* Predisposição familiar (15% dos portadores de aneurisma pertencem a uma família em que a incidência da enfermidade é maior);

* Hipertensão arterial (pressão alta facilita o desenvolvimento e a ruptura dos aneurismas);

* Dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides);

* Diabetes;

* Cigarro;

* Álcool.

Sintomas

Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. Quando crescem, podem comprimir uma estrutura cerebral e provocar sintomas que variam conforme a área do cérebro afetada.

A manifestação mais evidente dos aneurismas é a ruptura seguida de hemorragia. A intensidade dos sintomas está diretamente relacionada com o tamanho e a extensão do sangramento. Os mais comuns são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos, perda da consciência. Sangramentos abundantes podem ser fatais.


Curta e Compartilhe.


Leia Também