Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Começa hoje, o 8º Encontro Nacional de Café em Barra do Choça

Café-Valeria

Começa hoje, 22 de julho e vai até o dia 24 de julho, o 8º Encontro Nacional do Café. Este ano evento será em Barra do Choça na Fazenda Vidigal, de propriedade da artista plástica Valéria Vidigal, conceituada amante do café.

A Bahia é o Estado brasileiro que possui o maior número de agricultores familiares. São 665 mil empreendimentos agrícolas em todo o Estado, o que corresponde a 15% de toda a agricultura familiar do Brasil. Isso significa que o setor é responsável por, pelo menos, 70% dos alimentos que chegam à mesa da população baiana, além de responder por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano. Em Barra do Choça, de um total de 1700 produtores rurais 1021 integram o grupo de agricultores familiares, respondendo por 60% do total de produtores da região.

O Secretário Municipal de Agricultura, Eric Fabiano Silva, destaca a importância de ter um dia do evento dedicado à agricultura familiar e reforça a importância da participação de todos, da troca de conhecimento e informação

Tamanha representatividade foi valorizada e será contemplada no 8º Encontro Nacional do Café, uma realização da Prefeitura de Barra do Choça. O evento que acontece entre os dias 22, 23 e 24 de julho, pela primeira vez na Terra do Café, terá um dia da programação dedicado à agricultura familiar e vai contar com a participação do superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri/ Suaf), Wilson Dias, tratando das Políticas para a Agricultura Familiar. ASCOM/PMBC

Frente ao desafio de fortalecer a agricultura familiar no Semiárido baiano, minimizar os efeitos da estiagem e buscar instrumentos de convivência com a seca, essa é uma ótima oportunidade para se debater o tema no próximo dia 24 de julho, marcando o encerramento do evento.

O Secretário Municipal de Agricultura, Eric Fabiano Silva, destaca a importância de ter um dia do evento dedicado à agricultura familiar e reforça a importância da participação de todos, da troca de conhecimento e informação

O Secretário Municipal de Agricultura, Eric Fabiano Silva, destaca a importância em ter um dia do evento dedicado à agricultura familiar, exatamente no ano em que a ONU decretou como sendo o ano da internacional da agricultura familiar, e reforça a importância da participação de todos. “É extremamente importante a participação de todos tendo em vista que a maior parte dos produtores da nossa região pertencem à agricultura familiar para que sejam discutidas ações, além de técnicas e novas tecnologias que atendem a esse agricultor”, avalia.

O encontro será realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. A ideia é fazer uma imersão na rotina da produção e comercialização do café, chegando até o momento da degustação. Produtores, empresários, professores e estudantes devem fazer parte dessa vivência em torno desse importante fator econômico nacional. As inscrições e entrada são gratuitas. Mais informações pelo site valeriavidigal.com.br.


Curta e Compartilhe.


Leia Também