Blog do Jorge Amorim

BAHIA: Medicamentos e agrotóxicos clandestinos são apreendidos em Itaberaba

imagem meramente ilustrativa
imagem meramente ilustrativa

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), intensificou a fiscalização de revendas credenciadas para a comercialização de produtos veterinários (medicamentos quimioterápicos e vacinas) e agrotóxicos. As diversas ações aconteceram durante os meses de junho e julho, nos municípios que compõem Coordenadoria Regional de Itaberaba, Territórios Identidades de Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina, resultando em 300 kg de produtos irregulares apreendidos.

Foram descobertas várias revendas clandestinas, ou seja, sem credenciamento na ADAB. Nessas revendas os fiscais recolheram produtos com validade vencida, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de reprimir a venda irregular de agrotóxicos, de produtos falsificados e proibidos, a exemplo do chumbinho. ASCOM/ADAB
“Os proprietários dos estabelecimentos autuados, além de terem seus produtos recolhidos, foram orientados para que fosse feito o cadastramento do comércio, evitando futuros transtornos com a fiscalização”, disse o coordenador regional da Adab em Itaberaba, Luciano Lima, ressaltando que, nessa ação, foram fiscalizados mercados e supermercados, casa de rações, lojas de material de construção e comércio em geral, num total de 10 revendas cadastradas e 25 sem registro.
Para o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá, os produtores do Estado só devem comprar defensivos agrícolas em revendas autorizadas já que passam por frequentes fiscalizações, pois é uma das atividades que visa garantir um alimento seguro para a população, além da segurança dos aplicadores.
A fiscalização das revendas credenciadas é de responsabilidade da ADAB e tem como principal meta verificar itens como acondicionamento de vacinas em temperaturas adequadas, controle do estoque de vacinas e agrotóxicos, venda de produtos registrados e dentro do prazo de validade, e cumprimento das exigências para venda de agrotóxicos.

Curta e Compartilhe.


Leia Também