Blog do Jorge Amorim

BAHIA: Lídice e Rui Costa desdenham de Ibope; Paulo Souto comemora

Dois institutos de pesquisa divulgaram, na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, novos números da corrida eleitoral para o governo do estado. Em comum nas duas aferições, a manutenção de Paulo Souto (DEM) na primeira colocação e Rui Costa se consolidando à frente de Lídice da Mata em segundo. O demista festejou. A socialista minimizou os resultados do Ibope e Babesp.
Já o petista desdenhou do Ibope e considera que o instituto de pesquisa de Marcelo Nilo (PDT) é o que apresenta o quadro mais próximo da realidade.“A pesquisa não substitui a eleição. Já assistimos isso  em outras campanhas. Quando fui prefeita, a minha força só foi aparecer no final. Na eleição de Wagner, quando foi candidato ao governo a força dele só apareceu nos últimos momentos. Na minha eleição com Pinheiro para o Senado, da mesma forma.
É muito cedo para se ter pesquisa como referência. Essas duas candidaturas [de Paulo Souto e Rui Costa] estão querendo criar artificialmente a ideia de que só existem essas duas opções com chance de vitória, o que não é verdade. Estão buscando antecipar cenários que o eleitor ainda não antecipou. A verdadeira pesquisa, com o eleitor nas ruas, está demonstrando que a opinião do eleitor é bem diferente”, criticou Lídice. Bocão NewsLeitura diferente em relação às pesquisas fez o candidato do DEM, que comemorou a consolidação no primeiro posto e o aumento da pontuação dentro da margem de erro da pesquisa Ibope. No entanto, Paulo Souto disse que muito trabalho ainda precisa ser feito até o dia das eleições.

“Mesmo depois do início do programa eleitoral no rádio e na tevê, o resultado confirma o sentimento de mudança do povo baiano. Ao contrário do que os adversários imaginavam, a preferência pela nossa chapa se consolida a cada dia. Os números confirmam o que estamos percebendo em todos os cantos de nosso estado por onde temos passado nesta campanha. Estamos confiantes e continuaremos com humildade e determinação a apresentar aos baianos a nossa proposta de um novo futuro para a Bahia. Sabemos que a maratona só se encerra no dia 5 de outubro e, por isso, pedimos a todos que aspiram novos dias para a nossa terra, que continuem empenhados em prol de nossa vitória”, avaliou Paulo Souto.

Rui Costa ironizou o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira (27), que, inusitadamente, simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugar. “O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.
 
Além do mais, lembra ele, “a  emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu  em levantamentos eleitorais na Bahia”, para completar: “Alvoroçados com a aberração que produziram, fizeram a divulgação no telejornal do meio dia para conseguir incluir os dados no horário gratuito da noite”, disse. “Se esperassem até o noticiário noturno, como sempre fizeram, só poderiam usar os dados no horário gratuito da próxima sexta-feira”.
 
Em relação à pesquisa da Babesp, Rui ressalta que apresenta um quadro mais próximo daquele que ele e seus companheiros de chapa – Otto (senador) e João Leão (vice-governador) – observam nas ruas. “Mas pesquisas refletem um momento apenas. É nas ruas que enxergamos a vontade do povo de ver a Bahia mudar mais e melhor e não voltar para o passado de atraso, com saúde sucateada, estradas esburacadas e servidores maltratados, ganhando menos que o salário mínimo”, fala.

 
Resultados

Na pesquisa Ibope, Paulo Souto aparece disparado na liderança com 44% das intenções de voto. Rui Costa (PT), em segundo, com 15%; Lídice da Mata com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontou.

Já o instituto de pesquisa “Datanilo” aponta Paulo Souto com 41%, Rui Costa (PT) 21% e Lídice da Mata (PSB) 12%. 

Publicada no dia 27 de agosto de 2014, ás 15h19


Curta e Compartilhe.


Leia Também