Caros Leitores,

Bem Vindos ao Blog do Jorge Amorim, canal de comunicação entre as novidades de Barra do Choça/Região e Você. Nós usamos textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos para ilustrar nossas mensagens, sempre buscando a melhor sintonia com o público que está cada vez mais plugado nas novas mídias digitais.

 

Atualização: Jorge Amorim

CONTATO: (77) 99085550

 

EMAIL: [email protected]

FACEBOOk: Jorge Amorim Amorim

Barra do Choça – Ba

 Sobre Jorge Amorim

vereador Jorge Amorim, é professor, nasceu em 12 de julho de 1970, no município de Barra do Choça-Ba. Filho de José Amorim da Silva e Edelvita Amorim da Silva, é casado com a Professora Flavia Brito e pai de Heloisa, Maria Eduarda e Guilherme. Engajado na política desde a época de estudante, sempre participou das discussões acerca das questões educacionais, ambientais, sociais e culturais, contribuindo para o processo de administração e desenvolvimento do município e, conseqüentemente, para a disponibilidade de serviços de qualidade à população.

O professor Jorge Amorim ingressou na política partidária em 2004, ano em que concorreu às eleições para vereador pelo partido dos Trabalhadores (PT) e obteve 546 votos – uma expressiva votação para um principiante. Acreditando no seu potencial, voltou a concorrer às eleições de 2008, elegendo-se vereador pelo Partido Verde (PV), com 725 votos para a legislatura de 2009/2012. Vereador compromissado com a população de Barra do Choça, Jorge Amorim sempre cobra ações do Executivo Municipal, Estadual e Federal, através de reuniões, ofícios, requerimentos e projetos com o objetivo de oferecer serviços de qualidade à comunidade. “A continuidade do trabalho é motivada pela receptividade da população, o reconhecimento do nosso trabalho e a ideia de melhorar cada vez mais a imagem do Legislativo e especificamente de nossa Câmara.

Agradeço a Deus por me conceder vida e saúde e a todos os meus familiares, amigos e colegas pelo apoio constante. Peço a Deus sabedoria, humildade e honestidade para lidar com as facilidades da coisa pública em defesa da nossa honra e em nome da nossa historia”, afirma o vereador.

CONHEÇA UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA

* BARRA DO CHOÇA: Lançado o nome do Pré-Candidato a vice Prefeito de Oberdan Rocha

Prefeito Oberdan Rocha (PP), ao lado do vereador Jorge Amorim e Izaltiene Rodrigues (PT) 
O prefeito Municipal de Barra do Choça, Oberdan Rocha Dias (PP), anunciou na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, em uma reunião com lideranças locais, o nome do pré-candidato a vice prefeito  para compor a chapa majoritária que disputará em outubro a sua reeleição.
O nome apresentado foi do professor e vereador Jorge Amorim do Partido dos Trabalhadores. Antes de tomar tal decisão, o também pré-candidato Oberdan Rocha, realizou ao longo dos últimos dias, inúmeras reuniões com partidos políticos, lideranças, entidades, comunidades rurais, dentre outras. O objetivo destas discussões foi ouvir dos diferentes segmentos, opiniões  para se chegar ao nome daquele que o ajudará a sair vitorioso nas eleições deste ano.
vereador Jorge Amorim, vem se destacando por conta do belo trabalho que vem sendo desenvolvido a frente da Câmara Municipal de Barra do Choça.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

*BARRA DO CHOÇA: Mudanças no nome do Pré-Candidato a vice Prefeito de Oberdan Rocha

Após 24 horas, nome de pré-candidato a vice é mudado
O Blog do vereador Jorge Amorim (PT), escreveu ontem, quinta-feira, 28 de junho, a informação de que o prefeito Oberdan Rocha teria anunciado o nome do vereador Jorge Amorim, como o pré-candidato a vice prefeito para compor a chapa majoritária que disputará em outubro as eleições 2012.
Porém, nesta sexta-feira, 29 de junho, o município foi abalado com rumores de que havia uma conspiração para tirar de Amorim, a indicação da sua pré-candidatura a vice prefeito. Assim, em uma reunião às 24:00 horas, ao cobrar do Partido dos Trabalhadores uma posição acerca de uma possível composição entre o PT e o PP, e por não ter conseguido chegar a um entendimento, a Cúpula do prefeito anunciou o novo nome do pré-candidato que substituirá o nome do vereador Jorge Amorim.
Chateado, o petista disse que não tem apego a cargos, e que continuará dando a sua contribuição na Câmara Municipal desempenhando o seu papel de legislador, que é o que sabe e o que gosta de fazer, afirmou.
Vereador Jorge Amorim, é autor:
·      Lei Municipal que cria regras contra a Poluição Sonora em Barra do Choça;
·      Lei Municipal que proíbe a venda de Armas de Brinquedos no município de Barra do choça
·      È um dos responsáveis pelo Projeto de iniciativa Popular que estabelece regras contra o plantio e replantio do EUCALIPTO, dentre outras.

*BARRA DO CHOÇA: Em Programa de Radio, vereador anuncia que não disputará reeleição

 
Em Programa de Rádio, vereador Jorge Amorim Faz um balanço de suas ações
e diz não ser candidato a reeleição.

O vereador Jorge Amorim (PT), considerado como um dos mais atuantes de Barra do Choça, anunciou na manhã desta quarta-feira, 04 de julho, no Programa JORNAL DA CIDADE da Rádio Comunitária Nova Dimensão FM, apresentado pelos pastores Adauto Cortes e Solangio Barros, a decisão de não lançar-se candidato a reeleição ao Legislativo neste ano.

A decisão nasceu do seu descontentamento da forma com procedeu o processo de escolha do pré-candidato a vice prefeito, na chapa do Grupo Político do qual faz parte. O nome do vereador Jorge Amorim, chegou a ser anunciado pelo então pré-candidato a prefeito Oberdan Rocha. Porém, após 24 horas, pressionado por um grupo sem muito respaldo no município, o prefeito Oberdan Rocha, volta atrás e anuncia um novo nome lhe substituir.
 
Vereador Jorge Amorim, sempre presentes em discussões de relevância para o município.

Desta forma, pelo apoio de sindicatos, igrejas, cooperativas, comunidades rurais, do seu partido políticos, dos amigos e familiares, o vereador Jorge Amorim, acertadamente tomou a decisão correta de abandonar a disputa, não por temer a sua reeleição, mas para mostrar à alguns que, ele é sem sombra de dúvida um dos grandes políticos de Barra do Choça, com nome, com o seu trabalho reconhecido e com um carisma que lhe é peculiar, perde Barra do Choça, perde a Câmara Municipal, mas ganha àqueles que defendem a ÉTICA, a JUSTIÇA, a LEALDADE e a VERDADE.

Segundo o vereador, ao longo destes 3,5 anos, que esteve com o seu mandato, sempre esteve a frente de importantes discussões que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida do povo de Barra do Choça, dentre eles, destacam ações no campo da Segurança, Educação, Meio Ambiente, Defesa aos Direitos dos Servidores Públicos, Fiscalização das ações do Executivo e das Empresas Terceirizadas que  prestam serviços ao município.
O vereador Jorge Amorim, é também representantes das Comunidades Rurais: Vila Dias, Coqueiros, Morrinhos, Cangussu, Pátria Livre, Povoado Cafezal, e São Bernardo. Ali o vereador, teve contribuições importantes nas questões da Água, Estradas, Energia Elétrica, Esporte, Saúde e Educação.
PRINCIPAIS AÇÕES DO VEREADOR JORGE AMORIM

*BARRA DO CHOÇA: Projeto de lei prevê a regulamentação do plantio de eucalipto no município

Foi realizada no último dia 19, na Paróquia Senhor do Bonfim, a reunião de mobilização para divulgação da Lei, da iniciativa popular, que visa regulamentar o plantio de eucalipto em Barra do Choça. Participaram do encontro, o vereador Jorge Amorim, representantes da Igreja Católica, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, do Assentamento Pátria Livre, do Povoado de Cafezal, da Comunidade de Santo Expedito e Nossa Senhora das Graças.

O objetivo da reunião foi apresentar aos representantes das entidades e segmentos o projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores de Barra do Choça no dia oito de maio. O projeto tem por finalidade dispor sobre medidas de preservação ambiental, plantio e replantio de florestas de eucalipto ou de outras essências florestais exóticas para fins de uso doméstico ou industrial no município.

Está prevista, ainda, a elaboração de um cronograma de visitas às comunidades do município para divulgação do projeto de lei e incentivar a coleta de assinaturas do eleitorado. Assim, a lei, tendo apoio da população, poderá ser sancionada e, logo mais, aplicada para a regulamentação da monocultura do eucalipto, que tem avançado bastante na região. Estima-se que já tenha em Barra do Choça mais de 300 hectares com esta árvore.

A preocupação a cerca do cultivo dessa planta é porque ela traz danos para o meio ambiente e a comunidade. “O projeto não proíbe, mas dificulta o plantio desta espécie, que é extremamente nociva tanto para meio ambiente quanto para a sociedade. A plantação do eucalipto vai ocupar as terras férteis, que poderiam estar produzindo alimento. Vai trazer desemprego e encarecer os produtos. Quem ganha com esse cultivo é o grande produtor, o grande latifundiário”, afirmou o vereador Jorge Amorim.

Segundo, Diacísio Ribeiro, coordenador da Pastoral da Terra, o eucalipto é uma cultura que necessita uma grande quantidade de água, sobretudo na fase de crescimento. Onde tem esta planta é comprovada a morte de nascentes. Ela seca o solo, tanto em nutrientes quanto em água. Com isto, a terra é predestinada a se tornar um deserto. “Conheço áreas que hoje são desertos. Porque há 30 anos plantaram eucalipto, e hoje é impossível recuperar. Poderia até recuperar, mas por um custo muito alto. A terra onde se planta eucalipto é uma terra fadada a virar deserto. Primeiramente é um deserto verde, porque é uma única planta no lugar onde havia uma grande biodiversidade de plantas e animais de várias espécies. E ele tem uma competição muito grande com elas e o eucalipto acaba predominando”, informou Ribeiro.

O vereador Jorge Amorim completou, “fica aqui o apelo para que a população de Barra do Choça procure assinar esse projeto de iniciativa popular, que é o primeiro no município em relação à questão ambiental”, disse.

*Plantio de eucalipto em povoado Cafezal é motivo de preocupação

vereador Jorge Amorim (PV), voltou a mencionar a sua preocupação quanto o plantio de eucalipto na área próxima do Povoado Cafezal. Segundo o vereador uma comissão de moradores o procurou para relatar a situação do povoado. O vereador por sua vez, sugeriu aos moradores que levantassem uma abaixo-assinado, e que esta deveria ser entregue na Câmara Municipal para que os vereadores, ao Ministério Público e ao Prefeito Municipal.
vereador Jorge Amorim, afirmou que apesar de não haver uma lei no município que proíba o plantio de eucalipto em áreas urbanas, disse, acreditar no bom censo da Justiça e do Ministério público em coibir o avanço desta cultura nas proximidades do povoado. O vereador afirmou ainda que o plantio do eucalipto em áreas urbanas pode ocasionar tragédias como, incêndios, secando fontes e lençóis freáticos, desemprego, fome, além de servir de esconderijo para marginais, dentre outros.