Blog do Jorge Amorim

“São mais de 50 pedidos de impeachment apresentados à presidência daquela casa. Então, em face dessa realidade, o PT estará apoiando já a candidatura de Baleia Rossi”, diz Waldenor Pereira

Os partidos PDT, PSB, PT e Rede confirmaram a decisão de apoiarem a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022. As eleições acontecem no dia 1º de fevereiro.

De acordo com o Partido dos Trabalhadores, a aliança foi necessária para “para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados”. Em entrevista ao programa de rádio, Conquista de Todos, o Deputado Federal, Waldenor Pereira (PT), disse que o apoio aconteceu após o candidato Baleia Rossi incluir algumas pautas do partido.

*Blog do Sena

“Naturalmente apresentou, ao candidato, uma série de condições como a garantia da não inclusão da pauta de costumes que é tão própria do Governo Bolsonaro. A não inclusão de qualquer matéria que ameace a democracia brasileira, a não inclusão em pauta de matérias relativas a privatizações, dentre outras questões muito caras para o nosso partido. E o candidato Baleia Rossi acabou acolhendo essa carta compromisso que nos permitiu, ao lado de vários outros partidos de oposição, apoiá-lo nessa candidatura”, declarou Pereira

O Deputado Federal ainda ressaltou que fazia parte de um grupo que defendia a candidatura própria do PT ou de outro partido da oposição e de apoiar o mdebista só no segundo. E após votação interna, a decisão da aliança foi tomada.

“Em debate interno da Bancada, respeitando a democracia, nós perdemos a defesa dessa postulação. Foram 27 votos a favor para apoiar logo diretamente o Baleia Rossi, já no primeiro turno, e 23 votos que defendia uma candidatura própria. Perdemos a votação interna e por tanto a decisão interna é de apoiar Baleia Rossi já no primeiro turno”, comentou.

Waldenor Pereira deixou claro que a aliança se deu prioritariamente pelo fato do candidato Baleia Rossi representar oposição ao governo Bolsonaro que já possui 50 pedidos de impeachment.

“Ele representa a candidatura que se opõe a este governo genocida, esse governo despreparado, desqualificado que é o governo do Bolsonaro. São mais de 50 pedidos de impeachment apresentados à presidência daquela casa. Então, em face dessa realidade, o partido dos trabalhadores estará apoiando já a candidatura de Baleia Rossi, que reúne aí, se não me engano, 16 partidos para participar dessas eleições internas na câmara dos deputados “, concluiu

O petista ainda falou sobre o desmonte do Banco do Brasil, com a possível demissão de 5 mil funcionários e fechamento de agências bancárias, inclusive da região Sudoeste da Bahia, além de privatizações e da vacina contra a Covid-19.


Curta e Compartilhe.


Leia Também