Blog do Jorge Amorim

Gêmea siamesa separada por cirurgia na BA é desentubada e respira sem ajuda de aparelhos, diz médica

Jovem dá à luz a gêmeas siamesas — Foto: Sesab / Divulgação

 A gêmea siamesa que foi separada por cirurgia, Maylla Gabriely, foi desentubada e respira sem ajuda de aparelhos na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. A informação foi confirmada ao G1 pela médica Célia Britto, cirurgiã da maternidade, nesta sexta-feira (13).

A recém-nascida segue em observação na unidade de saúde desde a semana passada, quando passou pela cirurgia de separação da irmã, que morreu horas após o procedimento. Elas nasceram em 29 de outubro, no mesmo hospital onde foi realizado a cirurgia.

De acordo com a médica Célia Britto, Maylla também já recebeu alimentação após ter sido desentubada na tarde desta sexta. Além disso, a recém-nascida não está mais fazendo uso dos medicamentos usados no tratamento de terapia intensiva.

Ainda conforme a médica Célia, a bebê Maylla possui cardiopatia, sendo ainda um fator de risco, mas apresentou uma melhora no quadro de saúde e segue estável.

Caso

Fachada da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, na Bahia — Foto: Victor Silveira/TV Bahia

Fachada da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, na Bahia 

As irmãs nasceram na Marternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, no dia 29 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas apenas pelo fígado.

No dia 6 de novembro, as bebês passaram por uma cirurgia de separação durante a madrugada. Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs.

O procedimento foi feito pela médica Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás Zacharias Calil. Após a cirurgia, as irmãs seguiram em observação já que, apesar da cirurgia ter ocorrido bem, o bebês tinham condição de saúde grave, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A pequena Aila morreu horas após ter passado pela cirurgia de separação. Não há detalhes do horário exato da morte da recém-nascida.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.


Curta e Compartilhe.


Leia Também