Blog do Jorge Amorim

Vereadores apontam “farra” de combustíveis em Barra do Choça; prefeito e secretários são denunciados

Na sessão desta terça-feira (01), da Câmara Municipal, os vereadores Francisco Amorim, Fabrício Martins, Ronaldo Lima, Sidalva Pereira e Valdomiro Francisco apresentaram à população, a denúncia da “farra” de combustíveis, promovidos pela prefeitura de Barra do Choça.

O vereador Francisco Amorim relatou como ocorreu os trabalhos de investigação e descreveu como o maior escândalo de corrupção, de fraude, de desvio de recursos já existente no município. Ao Blog do Jorge Amorim, informou que foram mais de seis meses de investigação para chegar a conclusão das denúncias.

Os vereadores de oposição se pronunciaram sobre as investigações, trazendo elementos novos e reforçando a necessidade de implantação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o escândalo.De acordo com a bancada da oposição, as denúncias relacionadas a compra, pagamento, uso e fornecimento de combustível adquiridos pela administração municipal referente aos anos de 2017, 2018 e 2019, foram protocoladas Ministério Público Federal (MPF) Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Câmara de Vereadores.O vereador Ronaldo Lima informou que houve um trabalho exaustivo de fiscalização, mas valeu a pena, disse. Segundo ele, foram realizadas uma série de investigações e busca de documentos como: processos de pagamentos, contratos e relatórios fornecidos pelo o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. Neles, os vereadores encontraram várias irregularidades no fornecimento e prestação de contas por parte da administração municipal ao órgão responsável pela fiscalização, o TCM, informou.Abaixo, as principais irregularidades cometidas pela atual administração no decorrer dos anos de 2017, 2018 e 2019, veja algumas delas:

  • Nos anos de 2017, 2018 e 2019 o município comprou R$. 6.613.500,94, (Seis Milhões, Seiscentos e Treze Mil, Quinhentos Reais, Noventa e Quatro Centavos) de combustível, mas prestou contas de R$. 3.870.904,90, (Três Milhões, Oitocentos e Setenta Mil, Novecentos e Quatro Reais, Noventa Centavos) faltando R$. 2.742.596,04, (Dois Milhões, Setecentos e Quarenta e Dois Mil, Quinhentos e Noventa e Seis Reais, Quatro Centavos), conforme dados apurados no relatório do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, sistema responsável pelo controle de frotas do município (Veículos, Máquinas e Caminhões) e no sistema e-TCM;
  • Máquinas pesadas como Patrol, Pá Carregadeira, Retroescavadeira e Caminhões foram informados no sistema que eram abastecidas com DISIEL, GASOLINA e ÁLCOOL;
  • Veículos com placas de outros ESTADOS, foram informados no sistema seus abastecimentos;
  • Motocicletas CG 125C, consumo de combustível acima de sua capacidade;
  • Veículo constando no sistema SINESP como ROUBADO, também informado no sistema o seu fornecimento de combustível;
  • Veículos que estão há mais de três anos sem uso, também constam no sistema o seu abastecimento, (Imagens dos veículos);
  • Veículos com o consumo de combustível acima de sua capacidade permitida;
  • Veículos que não fazem parte da FROTA sendo abastecidos;
  • Veículos tipo automóveis sendo registrados como caminhões;
  • Veículos movidos a gasolina, sendo informado o seu abastecimento com gasolina e diesel;
  • Ausência de processos de pagamentos nos sistemas disponibilizados pelo TCM.

Quanto a denúncia apresentada na Câmara, os Vereadores de oposição entraram com um Requerimento, solicitando ao Presidente da Casa, a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar os fatos descritos, os quais entenderam e atentarem contra a moralidade na administração pública.

Ante os fatos apurados e mencionados, os vereadores encaminharam aos demais órgãos para que todas as irregularidades sejam apuradas e os responsáveis sejam responsabilizados pelos os prejuízos causados ao poder público e principalmente a população, sendo a mais prejudica diante de toda situação. 


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