Blog do Jorge Amorim

Estado começa segunda-feira (3) testagem do novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários das escolas em Jequié

Começa nesta segunda-feira (3) a testagem para o Coronavírus nas escolas estaduais do município de Jequié. O material para a aplicação dos testes já foi disponibilizado pelo Governo do Estado e entregue à Secretaria Municipal de Saúde. Para o atendimento, as 18 unidades escolares estarão preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O atendimento inicia às 14h apenas para professores e funcionários (veja a programação abaixo).

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, ressaltou os cuidados no atendimento da comunidade escolar. “Além dos profissionais de Saúde do município, estamos disponibilizando uma grande equipe para dar apoio no atendimento nas escolas e já estão disponíveis os materiais para garantir o cumprimento de todos os protocolos de segurança. Também faremos o atendimento por escala para evitar aglomerações”.

Ao todo, serão testados 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município “É muito importante termos esta testagem em Jequié, porque aqui acaba sendo uma capital regional para os municípios circunvizinhos. Isso vai ajudar na análise e no controle da infecção nas escolas, até porque o acesso aos testes, mesmo nas clínicas privadas, é difícil de ter. Está sendo muito gratificante esta atenção do Governo do Estado”, afirmou a coordenadora do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), Thaisa Pereira. ASCOM/GOV-BA

 

Para a diretora Risia Lopes, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a testagem vai ser uma grande oportunidade para a comunidade escolar. “Temos 988 estudantes do Ensino Médio regular e estamos muito felizes de darmos esta chance de eles realizarem os testes, porque acaba tranquilizando a todos. Mesmo com o trabalho remoto,  às vezes precisamos chamar um funcionário para comparecer a escola e não sabemos a sua real condição. Por isso, estamos fazendo uma mobilização para que todos sejam contemplados neste momento”, afirmou.

 

A testagem, que já foi realizada nos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, também será feita em Itabuna e Ilhéus, onde a programação está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras e será divulgada posteriormente. No município de Ilhéus, serão 12.327 pessoas testadas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários.

 

Parceria – A testagem será feita por equipes das secretarias municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

 

Programação de Jequié:

 

Educadores e funcionários –

 

Segunda-feira (3/8, das 14h às 17h)

Terça-feira (4/8, das 8h às 17h)

 

Estudantes – A partir de quarta-feira (5/8, das 8h às 17h)

 

Os estudantes serão atendidos por turma e serão avisados pela escola para comparecimento

 

Lista de escolas: https://bit.ly/3frLbBf

Foto ilustrativa


Curta e Compartilhe.


Leia Também