Blog do Jorge Amorim

OPINIÃO: Cancela ou suspende ano letivo * Por: Katiuscia Giacomell

Ensino Médio, Fundamental 1 e 2, Ensino Infantil.

Ver a imagem de origem
Imagem meramente ilustrativa

“Por que as aulas não podem retornar???? Lojas abertas, shoppings, empresas…por que não a escola? Onde vou deixar meu filho? Professor não quer trabalhar…e por aí vai. Vou tentar desenhar:
– Ter um filho faz parte de um planejamento familiar, você não tem com quem deixar seu filho enquanto trabalha não é problema da escola, escola tem outra finalidade, aprendizagem, já ouviram falar?
– Salas de aula tem no mínimo do mínimo 20 alunos, com classes próximas umas às outras, e crianças não sabem manter distância, não brincar com o coleguinha, não compartilhar material, passar álcool gel na mão o tempo todo….
-Na escola tem hora do recreio, impossível suspendê-lo porque as crianças não conseguem ficar 4 horas sem os minutos para brincar e elas não sabem brincar a distância
-Na escola tem hora da merenda…eles também não sabem não dividir…até porque se trabalha muito com a questão do saber dividir.
-As crianças vão ao banheiro e não é possível fazer a higienização do mesmo o tempo todo cada vez que um deles usa. Não estamos falando de uma turma com 20 crianças, estamos falando de muitas turmas com muitas crianças..
-Escola tem horário de entrada e saída…pais ou transporte buscam, é aglomeração no início e no fim.
-Adolescentes nas séries finais ou Ensino Médio funcionam da mesma forma, eles podem até não brincar mais, mas namoram, se aglomeram, dividem o lanche, sentam próximos, ficam em rodinhas…
-Na Universidade usam transporte, ficam na fila do RU, dividem apartamento, casa do estudante, vem de diversas cidades o que traria ainda mais movimento e aglomeração para cidade. Isso vale pra Federal e para as privadas.
-Adulto se incomoda com o uso da máscara, vocês realmente acham que crianças e adolescentes vão conseguir usá-las por longo período??? -Ah e os professores???? Esses não importam mesmo…não interessa se eles precisam conter os alunos, se eles vão receber abraços e beijos que eles adoram mas no momento não é permitido, não interessa se o professor tem que pedir pro aluno não tossir, limpar o nariz, se muitas vezes tem inclusive que acompanhar um aluno até o banheiro porque ele quer vomitar ou porque está com dor de barriga e a mãe não atende o telefone pra vir buscar o filho. Enfim, professor não gosta de trabalhar mesmo, então tanto faz se ele se expor a ficar doente ou levar o vírus para dentro de casa. Mas o caixa de supermercado também está, o lojista. E o contato deles com as pessoas é igual ao do professor né??? Mas tem o médico, a enfermeira…meu bom Deus, essa comparação nem deve existir e nem vou perder tempo listando porquê.
E ainda teriam muitos e muitos motivos pelos quais seria uma temeridade recomeçar as aulas agora…mas o texto já está mais que longo…me admira um pai pedir a volta as aulas e ter coragem de mandar seu filho a escola quando mais de 1.000 pessoas estão morrendo por dia no Brasil. Recomecem as aulas se querem ver mais morte.
Para o retorno seguro das aulas é preciso montar um plano muito bem estudado e elaborado, e sabendo que ele será falho pois estamos lidando com crianças e adolescentes…não é o momento, não é a hora…é preciso cuidar das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos educadores, da sociedade!!!! Tenho certeza que os governadores e prefeitos serão sensatos, não é questão política, é questão de saúde pública, é questão de salvar vidas, elas não tem preço!”
.
Texto Katiuscia Giacomell


Curta e Compartilhe.


Leia Também