Blog do Jorge Amorim

Rui autoriza início das obras de Policlínica Regional em Ribeira do Pombal

Em Ribeira do Pombal, no nordeste do estado, o governador Rui Costa assinou, na manhã desta sexta-feira (6), ordem de serviço que autoriza o início da construção de uma Policlínica Regional no município. A nova unidade de saúde vai beneficiar a população de 16 cidades que integram o Consórcio de Saúde Nordeste II, do qual fazem parte Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tucano.
De acordo com o governador, o investimento é de R$ 26 milhões. “Os recursos são para as obras de construção, equipamentos e para os ônibus com ar condicionado que farão o transporte da população dos municípios vizinhos para a unidade. O objetivo é fortalecer a atenção básica, porque entendemos que a melhor saúde pública é a que cuida da prevenção e do diagnóstico precoce, para que as pessoas possam descobrir um eventual problema de saúde com antecedência e realizar um tratamento rápido e de qualidade”, explicou.Rui Costa ressaltou ainda que, até o primeiro semestre de 2021, já serão 25 policlínicas regionais em funcionamento no estado. “Hoje, temos 16 unidades funcionando, outras em construção e em breve iniciaremos a construção de mais seis. Até o ano que vem serão 25 policlínicas, um número recorde. Não tem outro estado brasileiro fazendo, neste momento, política de saúde tão audaciosa como esta, com tantos investimentos como estamos fazendo na Bahia. É um esforço gigantesco e com recursos 100% do Governo do Estado”. ASCOM/GOV-BA

A nova Policlínica será do tipo II, composta pelas Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, Apoio diagnóstico e Terapia (Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Eletroencefalograma),tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.
Outros investimentos na área da saúde em Ribeira do Pombal foram destacados durante o evento, como a reforma e ampliação do Hospital Geral Santa Tereza, onde estão aplicados R$ 7 milhões no aumento de leitos de UTI adulto e neonatal e uma unidade para partos.
Outras ações
Durante a passagem pela cidade, o governador também visitou a sede da Companhia Independente de Polícia Especializada do Nordeste (Cipe Nordeste). A unidade realiza o policiamento especializado nas áreas especiais de responsabilidade territorial e biomas do estado, com ênfase no controle de divisas, prevenção e repressão a roubos de estabelecimentos bancários e de cargas, patrulhamento rural, erradicação do plantio de drogas, combate ao crime organizado, controle de tumultos e distúrbios civis, intervenções em estabelecimentos prisionais em situação de crise, além de oferecer apoio a outras unidades operacionais.
Ainda nesta sexta-feira, foi inaugurado o sinal digital da TVE, que chega a Ribeira do Pombal e já pode ser sintonizado através do canal 10.1.

Fotos: Paula Fróes/GOVBA

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também