Blog do Jorge Amorim

Fechar escolas para salvar vidas, defende Coletivo Educar na Luta

 

O Coletivo Educar na Luta defende o imediato fechamento de todas as escolas na Bahia. Tanto da rede pública quanto da rede privada a fim de conter o avanço do covid-19, corona vírus.

Tal medida é fundamental para evitar o pico de contaminação previsto para os meses de abril e maio. Sabemos que nosso sistema de saúde é ineficiente, faltam leitos no dia a dia e dificilmente teremos ampliação para acolher todos e todas que irão precisar, sobretudo os idosos, que nos casos mais graves, precisam de leitos com ventilação artificial para não agravar o estado de saúde.

Na Bahia já temos 8 casos confirmados até o momento. O Governador Rui Costa tem adotado medidas lentas e contemplativas. Até o momento as ações do governo se limitaram a uma lista com medidas de higiene e de comportamento para evitar a transmissão pela comunidade escolar e universitária. Agora pensemos: escolas não têm o mínimo necessário para o seu funcionamento, recursos não chegam, muitas não têm papel, piloto e sabonete, nem torneiras, imagine álcool a 70%! Jogar nota na imprensa pra fazer a linha de gestão preocupada com a saúde pública é moleza! Precisamos URGENTE de iniciativas reais de prevenção e respeito à vida do povo baiano. Ascom/APLB

O prefeito ACM Neto proibiu eventos com mais de 500 pessoas mas não pensou na realidade das escolas públicas municipais, que, em alguns casos, passam desse quantitativo.

E a Aplb sindicato? Até agora se limitou a cancelar atos e assembleias e a lançou uma nota informando que terá reunião com o Governo do Estado para exigir material de limpeza, álcool em gel e dispensa dos professores com mais de 50 anos.
Por que o sindicato não defende a categoria diante dos riscos de contágio do Covid-19 nas unidades escolares?
Por que não defende o imediato fechamento das escolas como medida preventiva?
Por que insiste em ser correia de transmissão de um governo tão irresponsável com a saúde pública?

O momento nos exige união, rapidez e atitude. Fechar as escolas é o melhor caminho para prevenção e salvar vidas!


Curta e Compartilhe.


Leia Também