Blog do Jorge Amorim

Casal colhe mandioca com mais de dois metros de altura e 30 quilos no interior de SP: ‘Até assustou’

Mandioca colhida por moradores de Campo Limpo Paulista tem mais de dois metros — Foto: Elza Dini/Arquivo Pessoal

Mandioca colhida por moradores de Campo Limpo Paulista tem mais de dois metros — Foto: Elza Dini/Arquivo Pessoal

Um casal de moradores de Campo Limpo Paulista (SP) chamou a atenção após colher uma mandioca “gigante” em uma plantação. A raiz tem mais de dois metros de altura e pesa cerca de 30 quilos.

Elza Dini, de 61 anos, contou ao G1 que a colheita da mandioca foi feita na segunda-feira (24), em um terreno no Jardim Vista Alegre, onde o casal tem a plantação há cerca de três anos.

“Meu marido fez uma plantação e, de vez em quando, ele tira um pé. As outras [mandiocas] devem pesar uns cinco quilos, e essa pesa mais de 30”, diz.

A moradora ainda explica que esse tipo de colheita nunca havia acontecido e que diversas pessoas ligaram para o casal para saber sobre a raiz.

Casal colhe mandioca 'gigante' em plantação de Campo Limpo Paulista — Foto: Elza Dini/Arquivo Pessoal

“A gente até se assustou. Temos uma caminhonete, então tiramos da terra para colocar na caminhonete. Ficou até mais pesada”, brinca.

De acordo com Elza, a raiz mede 2,10 metros. Aós colher o pé, foi necessário até cobrir o buraco de terra novamente.

“Já aconteceu de ter muita raiz, mas agora tirou essa daí e fez um ‘buracão’ no terreno. Temos galinhas e elas ficaram doidas quando fomos tirando a terra. Precisou tampar o buraco de novo”, explica. G1

Casal colhe mandioca ‘gigante’ em plantação de Campo Limpo Paulista — Foto: Elza Dini/Arquivo Pessoal

Fora do padrão

De acordo com a engenharia agrônoma Bertha de Castro, o caso não ocorre com frequência, mas as mandiocas fora do padrão podem ocorrer devido a diversos fatores.

“O comum para a mandioca é em média um quilo, com aproximadamente 40 centímetros. Isso depende muito da forma de colheita e dos cuidados com o plantio. Podem vir por vários fatores, porém a idade é o principal. Quanto mais tempo a mandioca ficar a campo, maior será a raiz colhida”, esclarece.

“Os cuidados com a planta, adubação e as características do solo auxiliam também no aumento do tamanho, peso e comprimento da raiz”, complementa.

Ela ainda conta que, apesar do tamanho diferenciado, o consumo da mandioca não pode fazer mal. Porém, é preciso higienizar a raiz.

“Toda mandioca, para ser consumida, deve ser primeiramente higienizada e depois descascada. Ao descascar a raiz, deve ter a coloração branca ou amarelada, dependendo da variedade, para poder ser consumida”, conclui.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku.

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também