Blog do Jorge Amorim

A triste realidade política-administrativa de Barra do Choça – Por Edson Grilo

Existe um tipo de político inconsequente e falastrão que ainda insiste em fazer o povo de otário, de besta. Aquele político que acredita que a fachada é mais importante que o interior, aquele que se aproveita da mídia para demonstrar a sua incapacidade e sua ineficiência; aquele que arrota caviar e vomita talo de couve.


Existe um tipo de político inconsequente e falastrão que ainda insiste em fazer o povo de otário, de besta. Aquele político que acredita que a fachada é mais importante que o interior, aquele que se aproveita da mídia para demonstrar a sua incapacidade e sua ineficiência; aquele que arrota caviar e vomita talo de couve. Ainda existe político assim em todo o Brasil e, principalmente, em Barra do Choça-Ba. Estou falando daquele que se elege para acabar com as panelas e no final cria gamelas, tachos, potes, baús, broacas e uma cambada de indivíduos que são iguais ou piores do que seu próprio criador, quando se trata das mancadas, descasos, boicotes, perseguições, incompetência e má gestão do dinheiro público. Não falo de malversação, ainda!

Existe um tipo de povo que ainda acredita em político assim e até o elege e até o endeusa, babam suas botas e aceitam o estalar do chicote numa mão e o dinheiro na outra. Se vendem em nome de uma pseudo imparcialidade ou se iludem em nome das normativas e ainda posam de certinhos.

Existe um tipo de povo que continua na escravidão da omissão e da submissão e faz com que estes políticos continuem sendo nossos gestores em todas esferas do poder e o silencio deste povo omisso é ensurdecedor, é vergonhoso. Uns se calam porque estão engasgados nas tetas da grande vaca leiteira do poder e outros se calam porque querem ver o circo pegar fogo e aí, além de calarem-se ficam nas penumbras articulando e conspirando para que as coisas não deem certo em gestões de grupos contrários.

Existe um tipo de povo que se diz imparcial e ético, os considerados cristãos fajutos, que permite que seus pastores (de todas as denominações cristãs) façam política partidária em seus próprios templos e impeçam a liberdade de escolha e a livre expressão de seus seguidores e fieis. Quando disse cristã, quis dizer que a base ideológica, deste povo, devia está firmada e alicerçada nos ensinamentos de Jesus Cristo, que é filho de Deus, se tornou homem para nos salvar do pecado e morreu por isso e morreu também, e principalmente por perturbar os interesses destes tipos de políticos poderosos e inescrupulosos, tão divulgados e decantados nos templos de nossas “casas de Deus” por todos os cantos.

Com todos os erros e pecados que possuo, mesmo assim tenho o direito de gritar, de criticar, de reivindicar aquilo que a nossa população merece ter, gritar por direitos, mas, essa população se cala com medo do chicote, das retaliações e aí se contenta com as ninharias, com ridículo redil, com obra inaugurada sem ter sido sua, com argumentos de erros de antecessores, com proselitismo político mediático (fake News), com formação de súcia, com intimidação monocrática e associação a interesses pessoais escusos e contrários ao bem popular.

  • Edson Grilo –  jornalista, radialista, comunicador, professor, historiador, pós-graduando em docência no ensino superior.

A grande realidade é que nos tornamos um povo amordaçado e frouxo. Perdemos a vergonha na cara e estamos deixando nos manobrar por cabeças piores e menos pensantes que as nossas e ainda batemos no peito e dizemos: “não quero briga com ninguém”, “sou da Paz e prefiro ficar calado e não me meter” ou até mesmo: “isso é coisa dos grande e não quero mexer com política” e, a cada dia nos tornamos mais acabrunhados, mais desvalorizados, mais desrespeitados. Estamos perdendo a nossa capacidade de cidadãos e cidadãs de bem e estamos nos deixando levar pelo brilho obscuro das propostas indecorosas ou amedrontados pelos poderosos com prazo de validade, prestes a vencer.
Me nego a falar sobre a nossa, dita oposição, porque ela, na realidade não existe ou se existe está covardemente escondida nos escombros ou nas sepulturas de uma ideologia derrotada que insiste em retornar e retomar o poder. E falo isso com relação a todas as esferas do poder, inclusive nos poderes de Barra do Choça.
Sabemos que existem estes políticos aqui no nosso cotidiano, mas pior do que eles são a quantidade absurda de pessoas que os apoiam, que os elegem, que dão suporte financeiro as suas campanhas, que ajudam a enganar as pessoas mais incultas, mais carentes e mais despolitizadas e o fazem em troca de benesses pessoais futuras.
Com esta triste realidade, abrimos uma série de editoriais para o ano de 2020, que serão divulgados no programa Barraweb Notícias, (enquanto tiver no ar) estarão disponíveis na minha página do facebook e em breve estarão transcritos em um informativo impresso que será produzido por esse barrachocense descontente, mas que não quer ficar calado e conivente com a atitude omissa da maioria de meu povo calado e cordeirinho.
*jornalista, radialista, comunicador, professor, historiador, pós-graduando em docência no ensino superior.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também