Blog do Jorge Amorim

Após repercussão da qualidade da água de Barra do Choça, presidente da Câmara tira projeto de concessão de pauta

Após a repercussão negativa quanto a qualidade da água que está sendo oferecida pela Embasa aos moradores de Barra do Choça, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Nascimento, surpreendeu a todos e retirou o projeto de pauta, o Projeto de lei de nº 13, que dispõe sobre o Plano Setorial de Abastecimento de Água e Esgoto do município de Barra do Choça.

Atendendo ao pedido  da Mesa Diretora, a Empresa enviou os técnicos, Daniele Talarico e Jarbes para responderem aos questionamentos dos vereadores e da população.A técnica Daniele Talarico bem que tentou responder aos questionamentos dos vereadores, mas não conseguiu convencê-los, levando o presidente da Casa pedir a suspensão da discussão do Projeto de lei.

Manoel Nascimento estabeleceu um prazo de oito dias para empresa resolver o problema, caso não consiga, retirará em definitivo a PL da pauta. A representante da Embasa informou que o município está monitorado diariamente a água oferecida aos consumidores barrachocenses. Falou da mudança implementada na captação da água do município.

Segundo ela, a empresa operava com a água da Barragem Biquinha e Serra Preta, e agora recentemente, atendendo a perdidos, saiu a Barragem Serra Preta e começou a operar com a Água da Biquinha e Água Fria II, daí surgiu a questão do cheiro da água.

Após coletas em várias pontos de coletas no município, constatou-se um odor característico de lama, como se fosse de barro, mas segundo ela, não houve alteração padrões de portabilidade, incerto o odor que vem desde o manancial, mas medidas estão sendo tomadas a fim de acabar com o odor, disse.

Insatisfeitos com o posicionamento da empresa quanto ao tratamento dado ao município, os vereadores apoiaram a posição do presidente e do relator, Francisco Amorim em retirar e suspender a discussão. O vereador Francisco Amorim, por sua vez, solicitou do presidente, que fosse inserido nas exigências da concessão, a mudança no sistema de tratamento, tornando-se igual ao de Vitória da Conquista. Ouça o vídeo na íntegra…

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também