Blog do Jorge Amorim

Saiba mais sobre o bizarro caso da “órfã” ucraniana que pode ser uma adulta

Ninguém entendeu direito o caso da ucraniana adotada Natalia Grace Barnett, que envolve a dúvida desconcertante se ela é uma adolescente ou uma mulher de 30 anos e o esclarecimento de qual é, afinal, sua relação com os pais adotivos americanos, Kristine e Michael Barnett.

No mês passado, o casal foi denunciado por supostamente terem abandonado Natalia em um apartamento em Indiana (EUA) quando se mudaram para o Canadá.

Uma reportagem do Daily Mail sobre o caso fez comparações assustadoras com o filme de terror A Órfã. Nele, uma mulher de 33 anos com problemas mentais e que finge ser uma criança de 9 anos é adotada por um casal e, depois disso, começa a atormentar e a manipular a família, que acaba entrando em colapso em consequência das ações da falsa criança.  

A história de Natalia talvez seja ainda mais complexa do que a do filme. Neste post, apresentamos tudo o que sabemos (e o que não sabemos) sobre essa história intrigante.

O que se sabe até agora?

Há alguns poucos detalhes que não são contestados por nenhuma das partes.

Tanto os Barnett quanto as testemunhas que depuseram em juízo sobre o caso e que acusam o casal concordam que, em 2010, Kristine e seu então marido Michael adotaram a menina depois de ela ter sido abandonada pelos pais adotivos anteriores, acreditando que ela era uma menina ucraniana de 6 anos com um tipo de nanismo chamado displasia espondiloepifisária. A doença, que afeta os ossos da coluna vertebral, pode resultar em dificuldade para respirar, artrite precoce e mobilidade frágil das articulações.

Os Barnett têm mais três filhos, um dos quais é Jacob Barnett, um gênio da física cujos feitos fizeram com que ele — e seus pais — tivessem uma relativa fama no início da década. (Essa informação será relevante mais para a frente, prometo).

Cerca de dois anos depois da adoção, os Barnett abriram um processo na Corte Suprema do Condado de Marion a respeito da idade de Natalia, e o juiz decidiu que seu ano de nascimento seria alterado de 2003 para 1989 em sua certidão de nascimento, conferindo-lhe na época 22 anos em vez de 9.

Em 2013, os Barnett botaram Natalia em um apartamento em Lafayette, no Estado de Indiana, e pagaram o aluguel. Depois disso, a família se mudou para o Canadá, deixando Natalia para trás.

Os Barnett afirmam que foram enganados por uma mulher ucraniana que se passava por criança e que, dadas as circunstâncias, fizeram o melhor que podiam para cuidar dela.

Em uma entrevista ao Daily Mail — que é, vamos ser sinceros, de cair o queixo —, Kristine afirma que, logo após a adoção, Natalia começou a se comportar de uma maneira que a levou a suspeitar que a adotada não tinha nascido em 2003, como constava em sua certidão de nascimento da Ucrânia, mas muito antes disso. Segundo Kristine, Natalia tinha um vocabulário avançado para a suposta idade e apresentava nas calcinhas manchas que pareciam sangue de menstruação.

Kristine disse ao Daily Mail que um exame de densitometria óssea revelou que Natalia já tinha no mínimo 14 anos quando foi adotada. No ano seguinte, ela afirmou que a saúde mental de Natalia começou a se deteriorar. Kristine alegou ao jornal que Natalia ameaçou esfaqueá-los enquanto dormiam, colocou alvejante em seu café e que uma vez até tentou empurrá-la em uma cerca elétrica.

Natalia foi diagnosticada com vários distúrbios psiquiátricos por especialistas e até confessou a eles que era adulta, segundo o relato de Kristine ao Daily Mail. Leia mais em: Buzz Feed


Curta e Compartilhe.


Leia Também