Blog do Jorge Amorim

Cidades brasileiras têm atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência

FORTALEZA: protesto em defesa da educação pública  — Foto: Xandy Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cidades brasileiras registraram, desde a manhã desta terça-feira (13), atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Até por volta de 19h, 75 cidades de 24 estados e do Distrito Federal haviam tido protestos pacíficos.

Desde maio, após governo do presidente Jair Bolsonaro anunciar cortes na educação, esta é a terceira mobilização nacional em defesa do setor. A primeira foi em 15 de maioe ocorreu em ao menos 222 cidades de todos os estados e do DF. A segunda aconteceu em 30 de maio, em pelo menos 136 cidades de 25 estados e do DF. 

Cidades têm manifestações contra os cortes na educação

Cidades têm manifestações contra os cortes na educação. Os protestos desta terça-feira foram convocados por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A pauta contra a reforma da Previdência tem sido recorrente em atos que envolvem críticas ao governo federal. A proposta de emenda à Constituição que altera as regras da Previdência foi enviada pelo Executivo ao Congresso. O texto já foi aprovado em dois turnos na Câmara e agora está sendo discutido pelo Senado.

Veja como foram os atos em cada estado:

BRASÍLIA, 11h13: manifestantes ocupam gramado em frente ao Congresso Nacional em protesto contra cortes na educação  — Foto: Afonso Ferreira/G1

BRASÍLIA, 11h13: manifestantes ocupam gramado em frente ao Congresso Nacional em protesto contra cortes na educação — Foto: Afonso Ferreira/G1

No DF, professores, estudantes e lideranças indígenas de todo o país se reuniram na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília, para protestar contra os cortes da educação e contra a reforma da Previdência. Mais cedo, manifestantes fecharam três faixas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) com pneus em chamas, o que causou engarrafamento antes das 7h.

SÃO PAULO, 16h00 - Manifestantes fecham pistas da Avenida Paulista no sentido Consolação — Foto: Patricia Figueiredo/G1

SÃO PAULO, 16h00 – Manifestantes fecham pistas da Avenida Paulista no sentido Consolação — Foto: Patricia Figueiredo/G1

Em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, um grupo de estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizou uma passeata pelas ruas da cidade. Em São Carlos, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) saíram em passeata com faixas e cartazes. Também houve atos em CampinasSorocabaLimeira, Salto, Jaú, Assis, Botucatu, Bauru, MaríliaRibeirão Preto e Franca.

SALVADOR, 10h20: passeata toma toda a extensão da pista — Foto: Phael Fernandes/G1 Bahia

SALVADOR, 10h20: passeata toma toda a extensão da pista — Foto: Phael Fernandes/G1 Bahia

No Centro de Salvador, professores, estudantes, centrais sindicais e sociedade civil organizada realizaram ato nesta manhã. A concentração começou por volta das 9h no Largo do Campo Grande e seguiu em direção à praça Castro Alves. Também houve protesto em Feira de Santana, em Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro. G1

Rio de Janeiro

Manifestantes participam de ato em defesa da educação — Foto: Allan Carvalho/AM Press & Images/Estadão ConteúdoManifestantes participam de ato em defesa da educação — Foto: Allan Carvalho/AM Press & Images/Estadão Conteúdo

Manifestantes participam de ato em defesa da educação — Foto: Allan Carvalho/AM Press & Images/Estadão Conteúdo

Estudantes de universidades públicas promoveram ato contra os cortes na educação e a reforma da Previdência no centro do Rio.

Houve também manifestação em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, durante a tarde desta terça. O ato também conta com sindicalistas.

A concentração foi marcada nos campus da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF). O ato começou por volta das 15h. Estudantes caminharam em direção ao Pelourinho, no Centro. Houve ainda ato em Macaé.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também