Blog do Jorge Amorim

Sob risco de protesto, governo veta transmissão de inauguração na Bahia

O presidente participou de cerimônia de inauguração na Bahia Foto: Alan Santos/PR
O presidente participou de cerimônia de inauguração na Bahia Foto: Alan Santos/PR
Após declarações controversas do presidente Jair Bolsonaro sobre o Nordeste e a troca de farpas públicas com o governador da Bahia, Rui Costa , o governo determinou que a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA), na manhã desta terça-feira, não fosse transmitida pela TV Brasil, como ocorre em cerimônias oficiais com a participação do presidente. O evento também não teve exibição ao vivo pelas redes sociais.

Questionada se a transmissão pela emissora oficial foi suspensa por temor que Bolsonaro fosse alvo de protestos, a Secretaria de Comunicação ( Secom ) afirmou apenas que foi uma “decisão interna.” Uma fonte ligada à Empresa Brasileira de Comunicação ( EBC ) confirmou ao GLOBO que a cobertura pode ser cancelada a pedido da Secom para “preservar a imagem” do presidente quando há risco de manifestação.

Poucas horas depois da inauguração do aeroporto, entretanto, a solenidade de lançamento do Programa do Novo Mercado de Gás, nesta tarde no Palácio do Planalto, teve cobertura completa.

Na semana passada, por exemplo, o canal transmitiu ao vivo, pela TV e pelo Facebook, a participação de Bolsonaro nas solenidades do Dia Nacional do Futebol, dos 200 dias de governo, e na cerimônia de posse do presidente do BNDES, Gustavo Montezano. Até mesmo a sessão plenária do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina, na quarta, teve transmissão ao vivo. G1

Quatro dias após ser flagrado fazendo críticas a “governadores de Paraíba”, o presidente  Bolsonaro desembarcou em Vitória da Conquista  tentando se blindar de protestos e buscando, mesmo em condições adversas, estabelecer uma agenda positiva na região em que tem a pior avaliação. Apenas 25% dos nordestinos consideram o governo ótimo ou bom, segundo a última pesquisa Datafolha , de 4 e 5 de julho. No Sul, onde tem a maior aprovação, o índice é de 41%.

 Ao discursar durante a inauguração, Bolsonaro disse amar o Nordeste e afirmou que “somos todos paraíbas”. O termo, utilizado pelo presidente na semana passada, é comumente empregado em estados do Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, para referências a migrantes nordestinos.

— Eu amo o Nordeste, afinal de contas a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste — afirmou o presidente, em referência às origens nordestinas da família da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mãe de Laura, de 8 anos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também