Blog do Jorge Amorim

Professor barrachocense lança desafio, aluno da FTC topa e desenvolve sistema que liga cafeteira pelo celular

Professor Lucas Amorim ao lado do estudante, Lúcio Rafael da FTC

A “internet das coisas” se refere a conexão itens do nosso dia a dia com a internet. Considerando o termo desenvolva uma integração entre sua conta no Twitter e uma cafeteira elétrica. A cafeteira deve ligar ao twitar a mensagem “Fazer Café” em sua conta. O sistema deve estar integrado com a conta do Twitter do usuário e, assim que o comando for postado, o sistema aciona a cafeteira através do Arduino.

Foi esse o desafio proposto pelo professor barrachocense Lucas Amorim do curso de graduação em Sistemas de Informação da UniFTC. O aluno Lúcio Rafael, topou o desafio e desenvolveu com bastante esforço e noites em claro a solução proposta, conforme apresentado no vídeo.

Amigos e colegas ficaram extasiados ao ver a tecnologia funcionando. Essa solução pode vir ser bastante aceita aqui em nossa região, caso seja comercializada, visto que se trata da terra do café e, além disso, a quase totalidade da população consome a bebida. Além de proporcionar comodidade e praticidade em fazer um cafezinho a distância, a solução criada é de baixo custo. Utilizou-se de componentes eletrônicos simples e de conhecimentos de algoritmos e programação para que tudo funcionasse como esperado.


Curta e Compartilhe.


Leia Também