Blog do Jorge Amorim

Polícia apreende 8 alunos por arremessarem livros em professora e jogarem carteiras em Carapicuíba

Polícia apreende oito menores que agrediram professora em escola de Carapicuíba, em SP

Polícia apreende oito menores que agrediram professora em escola de Carapicuíba, em SP

A Polícia Civil apreendeu, nesta segunda-feira (3), oito alunos que foramgravados arremessando livros e carteiras em professora de uma escola estadual de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, na última sexta-feira (31).

Eles foram apreendidos em flagrante de ato infracional por associação criminosa.

Ainda segundo o delegado, eles devem responder por atos infracionais de dano ao patrimônio público, tentativa de lesão corporal contra a professora, injúria e ameaça.

Os outros dois estudantes não foram apreendidos, segundo a polícia, porque não foram encontrados. Eles deverão responder pelos mesmos atos infracionais.

A professora está internada por conta do estresse.

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que a professora da Escola Estadual Maria de Lourdes Teixeira é quase atingida por um livro. Ela tenta controlar os alunos, que seguem bagunçando as carteiras e gritando. Quando ela deixa a sala de aula, o vandalismo se generaliza.

A Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba afirmou, por meio de nota, “que repudia todo e qualquer ato de violência dentro e fora do ambiente escolar”.G1

Suspensões

Na manhã desta segunda, o Secretário Estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou que sete alunos foram suspensos. A cena em que o grupo de estudantes arremessa objetos na professora foi gravada com um celular e circula nas redes sociais.

“São sete alunos que estão suspensos nesse momento, e a escola hoje à tarde reúne o conselho escolar, que envolve pais, professores e a comunidade, para tomada de decisão sobre o futuro desses meninos”, disse.

As punições poderão ser desde advertência até a transferência compulsória. A pasta vai orientar “para que a escola e o conselho escolar tomem a decisão no sentido da transferência compulsória”. “É inaceitável esse tipo de agressão a um profissional, a um professor”, disse Rossieli ao SP1.

O Conselho Tutelar acompanha e a Polícia Civil investiga o caso. A escola estadual funcionou normalmente nesta segunda. Peritos estiveram no local para elaborar um estudo sobre a estrutura física da escola.

Alunos arremessaram livros e carteiras em professora — Foto: Reprodução/TV GloboAlunos arremessaram livros e carteiras em professora — Foto: Reprodução/TV Globo

Alunos arremessaram livros e carteiras em professora — Foto: Reprodução/TV Globo

Casos de agressão

O número de agressões a professores de São Paulo cresceu 73% em 2018 se comparado ao ano anterior, segundo levantamento feito pela GloboNews via Lei de Acesso à Informação. No ano passado, houve 434 agressões a professores da rede estadual, contra 251 contabilizados em 2017.

Na comparação com 2014, quando foram registrados 234 casos de agressões a professores da rede estadual, as ocorrências contabilizadas em 2018 representam uma alta de 83%.

Os dados são registrados desde 2014 pelo Registro de Ocorrência Escolar (ROE). O ano de 2018 foi o que mais teve agressões – o menor foi 2015, com 188 casos.

Veja também

SP1

Secretaria de Educação promete punir alunos que aparecer agredindo professora em vídeo

As imagens foram gravadas dentro de uma escola em Carapicuíba.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também